21 de julho de 2020

COVID-19 - EM 24 HORAS DOIS JOVENS SÃO LEVADOS PELO VÍRUS MORTAL. A MAIS JOVEM TINHA 15 ANOS

0
Apesar de já termos 75 óbitos causados pela covid-19, muitos ainda brincam com este vírus mortal, que não escolhe cor, posição social, religião e agora, nem idade.

Adolescente estava internada no Hospital Regional do Tapajós. (Foto: Alécio Freitas/Portal Giro)

Mais uma notícia triste acerca desde maldito vírus chinês, pois nesta terça-feira (21), o município de Itaituba confirmou a morte de uma adolescente de 15 anos em decorrência da covid-19. Ela é, até o momento, a pessoa mais jovem a falecer no município pela covid-19, segundo o balanço dos óbitos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde-Semsa.

A adolescente das iniciais I. B. da S. deu entrada no Hospital Municipal no dia 05 de julho, sendo transferida para o Hospital Regional do Tapajós-HRT no dia 10 de julho. A menor era diabética e integrava o grupo de risco. De acordo com a direção do HRT, o quadro clínico da adolescente evoluiu para cetoacidose diabética*, insuficiência renal aguda com evolução para choque circulatório, vindo a falecer.

A segunda vítima se trata de um homem jovem, Jarny Azevedo da Silva, de 39 anos de idade, que trabalhava como gerente de manutenção de uma empresa local e ficou internado cerca de 15 dias.


Jarny Azevedo da Silva faleceu na manhã desta segunda-feira (20), em consequência da covid-19 e, segundo informações, o quadro de saúde do paciente apresentava algumas complicações pelo fato do mesmo ter problemas com diabetes, sendo considerado como do grupo de risco por apresentar tal comorbidade.

Conforme informado à redação, no dia 5 de julho, Jarny foi atendido no Hospital Cristo Salvador; posteriormente, recebeu atendimento no pronto socorro do Hospital Municipal de Itaituba e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento-UPA. E, no dia 12 de julho, deiante de um quadro clínico mais avançado, foi transferido para o Hospital Regional, onde, infelizmente, não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus.

A segunda vítima era casado e deixa 3 filhos. De acordo com colegas de trabalho, Jarny atuava na empresa Acarí há mais de 5 anos, no cargo de gerente de manutenção; chegou a passar 6 meses fora da empresa, mas retornou. Além disso, os colegas relataram que ele era um excelente colaborador, por isso, lamentam a perda. 

"Ele era um extraordinário funcionário que perdemos para o COVID", disse um colega de trabalho.

Quatro mortes em 24 horas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Semsa nesta terça (21), o município de Itaituba chegou a marca de 75 óbitos em decorrência da covid-19, sendo que, além da adolescente, também faleceram outras três pessoas, todas do sexo masculino, sendo um homem de 54 anos, que era hipertenso; um idoso de 64 anos, de Distrito de Moraes Almeida e outro idoso de 67 anos.

Além disso, os casos de contágio confirmados chegaram a 3.805, desse número, 310 estão em isolamento domiciliar, 20 estão internados e 3.415 já estão recuperados da doença – cerca de 90% do total de casos confirmados. Existem, ainda, 2.216 casos suspeitos, outros 3.841 descartados e 02 em análises.

Boletim Epidemiológico de Covid-19, em Itaituba, divulgado nesta terça-feira (21)


Matéria adaptada de post de Portal Giro

A cetoacidose diabética ocorre mais comumente em pacientes com diabetes tipo 1, mas também acontece em pacientes com diabetes tipo 2. É uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos e estão acompanhados do aumento da quantidade de cetonas no sangue também.

Mas o que são estas cetonas?

O primeiro passo para que uma pessoa com diabetes entre em cetoacidose é a falta de insulina em seu organismo. A insulina é responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células do nosso corpo e gere energia.
Quando há falta de insulina, duas situações simultâneas ocorrem: o nível de açúcar no sangue vai aumentando e as células sofrem com a falta de energia. Para evitar que as células parem de funcionar, o organismo passa a usar os estoques de gordura para gerar energia. Só que nesse processo em que o corpo usa a gordura como energia, formam-se as cetonas.
As cetonas são substâncias ácidas que vão desequilibrar o Ph do sangue, ou seja, vão causar um desequilíbrio na composição sanguínea, que se não for tratado pode levar até ao coma e à morte.(
https://www.diabetes.org.br/publico/ultimas/774-cetoacidose-diabetica-e-uma-grave-emergencia-medica)
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: