4 de junho de 2020

SANTARÉM/PA - ENTRE ABRIL E MAIO, CIDADE TEVE AUMENTO DE 280% NOS CASOS DE COVID-19

0
Especialistas enfatizam formas de prevenção da covid-19, pois neste período de pandemia alguns cuidados dentro de casa são indispensáveis.

Por G1 Santarém — Pará


UPA em Santarém — Foto: Geovane Brito/G1

No mês de abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas registrou 898 novas notificações de pacientes considerados como casos suspeitos do novo coronavírus. De abril ao dia 25 de maio foram 2.520 novas notificações, o que corresponde a um aumento de 280%. O número total de atendimentos para covid-19 na Unidade no mês de maio para pacientes já notificados, novas notificações e que não precisaram ser notificados chegou a soma de 3.326.

O distanciamento social é uma das formas mais eficazes para combater a contaminação em massa segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, é importante que as pessoas fiquem atentas as medidas de proteção dentro da residência.

O infectologista da UPA 24 horas e do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), João Assy destaca que neste momento as pessoas devem redobrar a atenção e não descuidar com os pormenores.

Os especialistas têm orientado sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus na residência. Algumas ações são essenciais para diminuir a propagação do vírus, como manter os cuidados com os produtos comprados, higienização do corpo após retornar para casa e o uso adequado de máscaras. Também é preciso manter as residências limpas e arejadas.

A população paraense recebeu orientações através de decretos para ficar em isolamento domiciliar. Apesar disso, é sabido que idas ao supermercado ou farmácias não podem ser proteladas por muito tempo. Nessas saídas rápidas é preciso ter cautela:

Ao chegar em casa

O ideal é entrar sem os sapatos. Logo na entrada, retire as roupas e armazene em um saco plástico ou deixe o cesto de roupas sujas de fácil acesso. Tome banho de corpo inteiro, lavando bem os cabelos e áreas expostas.

Higienizando as compras

Limpe bem as embalagens. Para os produtos que não podem molhar é indicado o uso de álcool em gel ou mesmo álcool em liquido 70%.

Entregas delivery

O infectologista do HMS e UPA, João Assy orienta ainda para as pessoas que recebem comida e produtos através de deliverys, que primeiro se faça o descarte das embalagens plásticas e, em seguida, a higienização dos produtos.

“É preciso que as pessoas lavem bem as mãos com água e sabão após ter contato com tudo o que vier de fora”, enfatizou.

Uso adequado de máscaras

O Ministério da Saúde (MS) orienta o uso obrigatório da máscara ao frequentar ambientes externos. A máscara deve cobrir nariz e boca de forma que impossibilite que as gotículas que são expelidas no ambiente pelas pessoas contaminadas ao falar e tossir acessem o rosto de pessoas saudáveis. Ou seja ela age como uma barreira impedindo que o vírus entre em contato com boca e nariz.

Esse uso deve vir acompanhado de outras medidas igualmente relevantes que devem ser adotadas, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool líquido ou em gel, antes e após a utilização das máscaras.

João Assy instrui que os paciente suspeitos ou confirmados de COVID-19 devem usar a máscara cirúrgica. Para as demais, está liberado o uso da máscara de tecido, que devem ser lavadas de preferência com água sanitária.

“As máscaras de pano, após a lavagem, devem secar ao sol, porque os raios ultravioletas ajudam a eliminar o vírus; e devem ser utilizadas de 30 a 40 vezes que é quando o tecido começa a desgastar”, ressaltou.

As pessoas que estão em isolamento domiciliar devem reforçar a limpeza dos ambientes, com água sanitária ou detergentes que possuem substâncias que eliminam o vírus. “O isolamento domiciliar não significa ficar trancado em casa com as janelas fechadas. Ambientes arejados com entrada de luz solar ajudam a disseminar e eliminar o vírus”, explicou o JoãoAssy.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: