5 de maio de 2020

ITAITUBA/PA - SECRETÁRIO DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE COVID-19 E FAZ ALERTA

0

Diante do quadro de pandemia do coronavírus no Brasil, onde as informações devem ser prestadas com transparência para evitar desencontros de informações e a criação de fake news, o Secretário de Saúde Adriano Coutinho, informa que até a data de ontem, 04, Itaituba, localizada no sudoeste do Pará, apresenta o seguinte quadro:

11 casos confirmados;
09 em análise;
23 descartados;
07 recuperados;
01 óbito; e
03 internados.

Apesar desse quadro não ser tão preocupante, como em outras cidades, porém, Adriano faz um alerta: “A partir de amanhã, 06, este quadro de infectados vai subir; já temos mais cinco pessoas com todos os sintomas", enfatizou o Secretário. Ressalta ainda que “As pessoas que procuram o Hospital Municipal com sintomas leves de resfriado ou dengue e, para a sua própria, esse paciente é analisado pelo médico e encaminhado para casa; isso porque quanto menos tempo o paciente ficar no hospital, é melhor para ele, pois existe a possibilidade de contrair o vírus do COVID-19, como, também, transmiti-lo a outras pessoas, pois sabemos que está havendo um aumento considerável dessa doença e já temos pessoas, testada positivo, internadas no Hospital Municipal. Então, pedimos que quando alguém apresentar sintomas leves de resfriado procure uma Unidade de Saúde Básica-UBS, que estão funcionando normalmente, de segunda à sexta-feiras.

O Secretário continua "Agora, no caso de chegar um paciente em estado mais grave, com sintomas mais acentuados, que provavelmente possa ter sido infectado pelo COVID-19, com certeza, os procedimentos serão outros; essa pessoa vai ficar internada, em isolamento, recebendo todos os cuidados que o caso requer, até tirarmos as dúvidas através de exames.

Adriano esclareceu mais uma vez, da ocorrência sobre o paciente que veio a óbito: “Esse paciente estava internado em hospital particular; a partir do momento que tomamos conhecimento, procuramos a família e expusemos toda a situação. Desde então, os pais que tiveram mais contato com a vitima do COVID-19, ficaram em isolamento e monitorados pela Secretaria de Saúde. E, a partir do momento que as suspeitas foram confirmadas, intensificamos ainda mais o monitoramento. A equipe da SEMSA também já esteve na empresa que ele trabalhava; a ideia é fazer um bloqueio em todas as pessoas que tiveram contato com o caso positivo, enfatizou”, finalizando que “O que nos deixa mais tranquilos é saber que grande parte das pessoas que tiveram contato com o caso positivo, tomaram os devidos cuidados; procuraram se isolar e isso é muito importante para evitar a disseminação do vírus.”


Adriano ainda fez referencias aos decretos estadual e municipal, chamando atenção ao fato de que o certo é o cidadão cumpri-lo, pois os profissionais da saúde vão estar nas ruas, estabelecimentos, casa de festas, bares, para aplicar a Lei. E, conclui: “Essas medidas não são exageros, mas preventivas em favor da população e quem descumpri-las, vai responder legalmente, pois estamos vendo que o vírus já circula em nossa cidade. Temos três pacientes isolados, óbito confirmado, óbito suspeito e três pacientes isolados, além do que, o Hospital Municipal e particulares estão recebendo um numero maior de pacientes assintomáticos. Então, todo cuidado é pouco.”

O Secretário encerrou falando do caso do médico e enfermeira, além de outras pessoas, que foram detidos pela Polícia  Militar em uma festinha particular. Adriano reforçou que esses dois profissionais não são da rede municipal de saúde, e classifica a atitude dos mesmo de irresponsáveis.

ASCOM/PMI
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: