30 de maio de 2020

COVID-19 - DELEGADO CIVIL PRÉ CANDIDATO A VEREADOR, É DENUNCIADO POR DISTRIBUIR CLOROQUINA

0
Delegado é denunciado por distribuir cloroquina em rua do interior do Pará 
Delegado é denunciado por distribuir cloroquina em rua do interior do Pará
Imagem: Reprodução/Pebinha de Açúcar

Do UOL, em São Paulo

O empresário Fábio Sales e o delegado Gabriel Henrique Alves Costa foram denunciados pelo Ministério Público do Pará após terem distribuído cloroquina e azitromicina nas ruas de Parauapebas, cidade do interior do Pará, sem autorização da Vigilância Sanitária competente, sem acompanhamento médico e sem a presença de profissional farmacêutico.

A promotora de Justiça Francys Galhardo do Vale denunciou ao juízo da Comarca de Parauapebas o delegado da Polícia Civil daquele município, Gabriel Henrique Alves Costa e o amigo dele, Fábio Sales, acusados de distribuírem irregularmente medicamentos para pacientes suspeitos de contaminação pelo coronavírus.

De acordo com notícia de fato anexa ao processo, no dia 17 de maio último, chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Parauapebas que os denunciados Gabriel Costa, delegado de Polícia Civil e Fábio Sales, juntamente com um homem de prenome Emerson estavam distribuindo irregularmente à população os medicamentos controlados Cloroquina e azitromicina, através de ação beneficente.

A infração atinge o artigo 273 do Código Penal, que prevê reclusão de 10 a 15 anos e multa. De acordo com a Promotoria de Justiça de Parauapebas, no dia 17 de maio os dois realizavam uma ação que chamavam de "Amigos contra a covid-19", que foi divulgada em sites de notícia e blogs da região. A promotora Francys Galhardo do Vale recebeu a denúncia.

O delegado foi inicialmente procurado para oferecer informações sobre a ação, como as notas fiscais de compra dos remédios, cópias das receitas retidas e a lista de todos os pacientes que receberam os medicamentos.

Vale lembrar que estudos apontam que a cloroquina e hidroxicloroquina ainda estão em fases de testes para serem classificadas ou não como drogas eficazes e seguras para combater a covid-19. A droga é mais utilizada por pessoas que sofrem de doenças reumatológicas, como lúpus e artrite reumatoide —e apenas com acompanhamento médico.

O grupo chegou a ser notificado pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará. O MP destaca que a distribuição de medicamentos sujeitos a controle especial é prevista somente em estabelecimentos devidamente registrados e com a presença de um farmacêutico.

O delegado Gabriel Henrique, porém, justificou que decidiu doar os comprimidos com o apoio da esposa, a médica Marina Bucar, que, segundo ele, contraiu o coronavírus e foi com a cloroquina, de modo que ela passou a orientar outras pessoas a fazerem o mesmo.

O policial não apresentou as notas fiscais, as receitas médicas e a lista de pessoas que receberam a droga. A compra da medicação foi realizada através da empresa médica Felipe Borges Serviços Médicos - EIRELI, de propriedade do amigo cardiologista Felipe Augusto.

DELEGADO É PRÉ CANDIDATO A VEREADOR

Delegado Gabriel é pré-candidato a vereador em Parauapebas ...
Delegado Gabriel – Titular da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas

Conforme noticia o blog de notícias de Parauabepas/PA, pebinhadeacucar.com.br, em notícia de 06/04/2020, informa que "... Em Parauapebas, o Partido Progressistas já vem apresentando a lista de pré-candidatos a vereador, sendo que um deles será uma figura conhecida na “Capital do Minério” na área de segurança.

Trata-se de Gabriel Henrique Alves Costa, nascido em Campo Grande/MS, residente em Parauapebas aproximadamente cinco anos. Gabriel é Delegado de Polícia Civil desde 2011, sendo por duas vezes Diretor da 20ª Seccional da Polícia Civil de Parauapebas nos anos de 2016 e 2019, já exerceu suas funções na cidade de Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, onde foi Superintendente da 14 Região Integrada da Segurança Pública e na Divisão Estadual de Narcóticos na cidade de Belém."



Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: