24 de março de 2020

ITAITUBA/PA - PREFEITO DEBATE COM VEREADORES EFEITOS ECONÔMICOS DO CORONAVÍRUS

0
Em reunião com parlamentares prefeito Valmir Climaco discute situação econômica de Itaituba

Por Adacioni Santos

Reunião entre prefeito e parlamentares de Itaituba
Foto: ASCOM/ PMI

Nesta segunda-feira (23) ocorreu, no auditório da Secretaria de Educação, a convite do Executivo, uma reunião com os parlamentares da Câmara Municipal. A pauta principal foi para buscar juntos politicas em relação à economia do município, que poderá ser afetada em tempo de Coronavírus.

Diante de tal realidade, o prefeito ressaltou que é necessária a busca por soluções com o intuito de se evitar o colapso na economia itaitubense.

Foto: ASCOM/ PMI)

Veja, na íntegra, o que disse Valmir Climaco:

"Temos que procurar uma solução; eu ainda não sei qual é, mas reuni com a Câmara de Vereadores e juntamente com o jurídico da PMI, para estudarmos uma solução no sentido de quais medidas econômicas vamos tomar para o município de Itaituba não ser prejudicado, como por exemplo, atrasar a folha de pagamento, deixar de pagar seus encargos ou, ainda, parar todas as obras em andamento.

Vamos aguardar uns dez (10) dias, para vermos o que pode vir pela frente e só então vamos estudar uma maneira de lançar um pacote de economia para o município. Só tenho certeza de uma coisa, agora, não vamos medir esforços para fazermos mais investimentos na saúde. Já começamos a obra da Maternidade Municipal; vamos comprar mais equipamentos; também, na data de hoje já chegou uma carreta de medicamentos; todos os cuidados emergenciais que possam conter o vírus, estamos tomando as providencias. Sei que todos os pais de famílias estão preocupados, afinal, vivemos em um pais diferente dos países de primeiro mundo que tem uma economia forte, como Espanha, Estados Unidos, Itália, China, entre outros.

Por isso é que temos que tomar medidas o mais rápido possível, para mantermos a máquina pública funcionando. Até o momento, não sabemos de que forma os Governos Estadual e Federal vão nos socorrer, a única certeza que temos, até agora, foi da grande baixa que tivemos dos repasses público, que era entre setecentos 700 e 800 mil reais, e que caiu consideravelmente. Hoje a Confederação dos Municípios já nos passou que a arrecadação do FPM desse mês que são dividididas em três parcelas e essa última, foi de apenas 146 mil. Então, estamos com um grande problema, pois para administrar bem esse município, temos que ter dinheiro no cofre. Eu ainda não sei quem que vai pagar o pato. 

Não sei se a solução vai ser fazermos cortes ou demissões ou, ainda, se vamos criar um imposto para aqueles portos de Miritituba, para tentar salvar as finanças do Município de Itaituba". 


Foto: ASCOM/ PMI

O Prefeito garantiu ainda que há preocupação, por parte dos parlamentares, quanto à situação econômica do município e agradeceu o apoio recebido neste momento.

Foto: ASCOM/ PMI) 
“A Câmara de Vereadores está preocupada com a situação e quero aqui agradecer o apoio que estão nos dando nesse momento em que todos têm que unir forças, e a Câmara está muito sensível à toda essa situação, juntos vamos encontrar uma solução, mas também, vamos conversar com o Poder Judiciário e Ministério Público, para depois, caso venha acontecer algo que não tenha sido tão positivo, para depois não culparem só o executivo. Então agora, é aguardamos esses dez dias para vermos como as coisas vão se encaminhar e, só então, nos posicionaremos com as medidas que vamos ter que tomar", enfatizou o gestor.

Foto: ASCOM/ PMI)

Fonte: ASCOM/PMI
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: