29 de fevereiro de 2020

SANTARÉM/PA - LIBERADA LISTA DOS SOBREVIVENTES DO NAUFRÁGIO

0
Navio ia para Santarém (PA), mas afundou na região do Jari. Comandante pediu socorro após vento fazer passageiros caírem na água

Navio Anna Karoline III — Foto: Reprodução/Redes sociais

O navio de médio porte Anna Karoline 3 naufragou na madrugada deste sábado (29) no Sul do Amapá com entre 60 a 70 pessoas a bordo. Segundo a Marinha, 1 pessoa morreu. O Corpo de Bombeiros diz que há 16 desaparecidos.

Os bombeiros também afirmam que houve 2 mortes. A Marinha, entretanto, diz que apenas 1 está confirmada.

Um helicóptero, um avião do Grupamento Tático Aéreo (GTA), unidade de resgate do governo do estado, e outras embarcações foram encaminhados à região para ajudar no resgate das vítimas. As causas do naufrágio também são desconhecidas.

Mapa mostra local do naufrágio no Sul do Amapá
Foto: Aparecido Gonçalves/G1

Ao pedir socorro à Capitania dos Portos, o comandante da embarcação declarou que o acidente aconteceu após um forte vento e que muitos passageiros caíram na água.

O número exato de pessoas que viajaram na embarcação ainda é desconhecido. Corpo de Bombeiros e Marinha estimam que, segundo o comandante do navio, esse número varia entre 60 e 70.

Abaixo, a lista com o nome dos passageiros.




Familiares vão até a Marinha em busca de informações sobre
 as vítimas do naufrágio no AP

O GTA chegou de helicóptero na região pouco antes das 14h. O trabalho de resgate conta com a ajuda do comandante da embarcação, de ribeirinhos do local e ainda da estrutura do município de Almeirim (PA). Para o local, a prefeitura encaminhou uma balsa, com equipe médica, alimentos, mantas e medicamentos.

O navio saiu por volta das 18h de sexta-feira (28) de um porto em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em direção a Santarém, no Pará, mas às 5h deste sábado, o comandante da embarcação acionou o socorro próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, na região do Jari.

A viagem entre as duas cidades dura em média 36 horas. A previsão de chegada em Santarém era às 6h de domingo (1º).


Órgãos da segurança pública montam esquema para atender vítimas de naufrágio no Sul do AP

Marinha

Marinha do Brasil registra naufrágio de navio de médio porte no Sul do Amapá

A Marinha informou que foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Em entrevista ao JAP1, o comandante da Capitania dos Portos do Amapá, Carlos Augusto Souza Junior, detalhou que a embarcação estava inscrita no órgão.

"O barco saiu de Santana por volta das 18h, está inscrito na autoridade marítima. Nós estamos fazendo esforços para atender essa ocorrência e garantir o máximo de salvamentos possíveis. O Anna Karoline 3 tinha capacidade para 242 passageiros e era inscrito [como transporte] para passageiro e cargas", disse.

Ele também descreveu que o local do acidente fica a aproximadamente 130 quilômetros de Macapá, de difícil acesso e comunicação.

Até a última atualização desta reportagem, o G1 não conseguiu contato com a empresa dona da embarcação.

Vítimas

Brendo Jones dos Santos disse que não consegue contato com a irmã, Samella Thayara Alves dos Santos que estava no barco acompanhada de pelo menos outras 11 pessoas. O grupo, que fez uma selfie durante a viagem, ia para Almeirim participar de um aniversário.

"Ela não entrou em contato com a gente. Temos amigos que moram lá perto e tentam encontrá-los", comentou.

Familiares de vítimas também foram até a sede da Marinha em Santana desde o início da manhã deste sábado. Por volta das 12h, eles receberam uma lista com nomes de familiares que estavam na embarcação e foram atendidos em uma unidade de saúde em Almeirim, distrito paraense. São 45 nomes.


Mapa mostra onde aconteceu naufrágio da embarcação Anna Karoline 3
Foto: Arte G1

Por Fabiana Figueiredo, G1 AP — Amapá
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: