10 de abril de 2019

ITAITUBA/PA - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL MUNICIPAL É USADA INDEVIDAMENTE

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DIRETOR DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAITUBA FAZ ESCLARECIMENTOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E AMBULATORIAL DO HMI


Diante do imenso acréscimo de pacientes que atualmente utilizam a sala de Urgência e Emergência do HMI, que sofreu grande e importante ampliação ante a maior demanda e inaugurada em dezembro último, está recebendo em média duzentos e trinta (230) pacientes/dia, comprometendo os serviços essenciais de Urgência e Emergência, e assim, o Diretor do Hospital Municipal de Itaituba-HMI, Enfermeiro Adriano Coutinho faz uns esclarecimentos à população, para que chegue ao conhecimento desta a real necessidade de se usar a unidade de Urgência e Emergência do HMI.
Conforme relatou o Diretor em sua página do Facebook, isto está ocorrendo deve ser desconhecimento, porque a maioria dos pacientes, que deveriam procurar as Unidades Básicas de Saúde-UBS de seus respectivos bairros, está procurando a sala de emergência do Hospital Municipal, ao invés de buscar os serviços ambulatoriais que estão disponíveis nas UBSs e que estão preparadas para tal tipo de atendimento e, diante desse quadro, a emergência do HMI está recebendo um grande número de ocorrências, que deveriam ser resolvidas nos Postos de Saúde, disse o Diretor do HMI Adriano Coutinho. Por exemplo, somente nesse mês de março foram realizados 5500 procedimentos.

Em coletiva a imprensa, Adriano Coutinho pontuou algumas situações preocupantes ocorridas no dia a dia na sala de Urgência e Emergência do Hospital Municipal:


Para atender a demanda considerada altíssima, comparada, por exemplo, à Emergência do Hospital Municipal de Santarém, que recebe usuários de seis municípios e atende por dia a média de duzentos e cinquenta (250) pacientes/dia; em Itaituba, dia após dia vem aumentando o número de atendimentos na sala de Urgência e Emergência, que tem outra finalidade, sendo que neste mês de abril a média diária de atendimento é de 230 pacientes; no mês de fevereiro, foram quase 4 mil atendimentos; em março, 5.500 atendimentos, ou seja, uma acréscimo de 1.500 atendimentos, sendo que com a média deste mês em curso de 230 atendimentos, ao final do mês serão 6900 atendimentos. Ou seja, do mês de fevereiro até ao final de abril, se se manter a média de 230 atendimentos/dia, será um aumento de mais de 50% no atendimento do HMI!

Em virtude disto, foi necessário aumentar progressivamente o quadro de servidores, composto por médicos, enfermeiros e técnicos, somente para atender na sala de Urgência e Emergência, que agora dispõe de um médico para visitas médica de rotina.

Ressalta o Diretor, em contato com este blog, que esse imenso aumento na demanda cria outro grande problema: por muitos pacientes não saberem a diferença entre urgência e emergência, quando um paciente é atendido na frente de outra, gera-se uma grande confusão, que em muito atrapalha o atendimento médico.

Ainda, de acordo com o Diretor, o aumento dessa demanda se dá pela melhoria e confiança dos serviços prestados no reformado e ampliado HMI. Porém, há um comprometimento no atendimento de quem realmente necessita da Urgência ou Emergência, porque as maiorias dos pacientes que vão buscar atendimento, deveriam se dirigir aos postos de saúde, mas ao contrário disso, buscam a Urgência e Emergência do HMI.


PRIORIDADES PARA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: O que as pessoas precisam saber é que os pacientes que chegam no HMI com problemas de saúde de baixo risco, como febre baixa, tosse, dor de cabeça, na unha ou coluna, doenças crônicas, entre outras, são classificados por cores na ficha, que marcam o tempo de atendimento de acordo com cada caso, conforme imagem abaixo. Os usuários que apresentam esses e outros sintomas de baixo risco vão receber atendimento para melhorar os sintomas, não para curar, disse". 


O certo, nestes casos acima, é o paciente procurar as UBSs para continuação do tratamento. 

Outro detalhe importante para descongestionar a Urgência e Emergência do HMI: para a vacinação, renovação de receitas de medicamentos controlados, deve-se procurar as UBSs, e NUNCA a sala de Emergência, mesmo em finais de semana, pois que tais procedimentos não demandam nenhum prioridade. A sala de Urgência e Emergência, como o nome já diz, é para casos emergenciais, casos de atendimentos imediatos com eminência de morte e não para realizar consultas, para fazer check up (exame médico minucioso), raios-X, entre outros, ressaltou.

Esses procedimentos, de Urgência e Emergência, só ocorrem em casos de paciente grave, como parada cardiorrespiratória, fratura exposta, AVC, entre outros, que precisam de cuidados imediatos; é isso que muito das vezes ocorre e, por outros usuários que já aguardam atendimento não entenderem a diferença crucial entre os dois tipos de situação, acaba gerando descontentamento e por essa razão e por não querer esperar o tempo necessário de atendimento ao paciente mais grave, usam de má fé nas redes sociais, com o intuito de denegrir a imagem de servidores e do HMI. 

O que os usuários devem saber é que cada caso apresenta situações diferentes e que podem ser enquadradas em urgência ou emergência. Assim, quando chega um paciente em estado grave, toda a equipe será mobilizada em prol da saúde daquele paciente que está correndo risco de morte. Esse procedimento, ou protocolo médico, não é uma regra só aqui do HMI, mas são normas do Ministério da Saúde. Às vezes o paciente ao receber um “não”, por algumas situações que não são de atribuição da sala de Urgência e Emergência, gera descontentamento e passa a tentar denegrir a imagem do hospital e dos servidores, enfatizou Adriano Coutinho.

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Imagem: Internet
Abaixo, o blog tomou a liberdade de incluir a diferença entre Urgência e Emergência, conforme preceitua a Portaria nº 354, de 10 de março de 2014, do Ministério  da Saúde¹. 

Por definição do Ministério da Saúde:
2.1 Emergência: Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo portanto, tratamento médico imediato.
2.2 Urgência: Ocorrência imprevista de agravo à saúde como ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

Portanto, Emergência significa RISCO iminente de morte e, Urgência, SEM RISCO potencial à vida.

Foto: Internet
Infelizmente, as pessoas não estão sabendo separar os serviços de Urgência, Emergência e Ambulatorial, afirma o Diretor Adriano e, por causa disso, está sobrecarregando as equipes, que são treinadas para aquele setor, em dar prioridade aos serviços de Urgência e Emergência. Entretanto, mesmo com toda essa sobrecarga, jamais a equipe de Urgência e Emergência deixou de atender aos que buscam atendimento, mas pelo fato de não quererem esperar sua vez, conforme o protocolo de atendimento quanto às prioridades, agridem de todas as formas os profissionais; uns com palavras de baixo calão mas outros, até com agressão física. Após, ainda se acham no direito de usar as redes sociais para tentar manchar a imagem do HMI, destacou Adriano Coutinho.

Imagem relacionada
Foto: Internet
Quanto às denúncias feitas, Adriano Coutinho informa que os casos em que tentaram denegrir a imagem do Hospital Municipal, todas foram apuradas com rigor e verificou-se que 99% das denúncias foram feitas por pessoas achando que teriam alguns direitos, sem tê-los; outras denúncias foram por não aceitar esperar por um determinado tempo para ser atendido; também houve denúncia por parte de pessoas que querem usufruir de serviços que deveriam buscar através das UBSs; ainda há casos em que querem exigir dos médicos da Urgência e Emergência, procedimentos exclusivos das UBSs.

Assim, a população tem que saber diferenciar esses dois tipos de atendimentos, pois, enquanto os profissionais estão tentando socorrer pessoas em estado gravíssimo, falta humanidade de alguns usuários, que usam as redes sociais com intuito de tentar denegrir a imagem e o trabalho dos profissionais, que estão ali para servir com todo profissionalismo, emendou o Diretor”.

USO DE CELULAR

Outra questão apurada são as denúncias do uso do aparelho celular no Hospital Municipal. O que nós apuramos é que as pessoas fazem aleatoriamente essas denúncias, sem nem um respaldo, afirmando que algum profissional fica horas a fio no celular. Ora, se não existe tempo muitas vezes nem para se alimentarem direito, como teriam tempo para ficar ao celular? Então, entendemos que essas pessoas fazem certas denúncias sem o menor conhecimento de causa; não sabem de fato o que pode estar acontecendo naquele momento. Diante desses fatos, já acionamos o setor jurídico da prefeitura para as devidas providencias, garantiu Adriano”.

Enfatiza Adriano que as regras no HMI são bem claras quanto ao uso de celular: o médico plantonista e o enfermeiro-gerente tem autorização para usar telefone, caso seja necessário solicitar a presença de outros profissionais de sobreaviso. Aos demais servidores, é proibido o uso do aparelho no horário de expediente. 

CAMPANHA: Ressaltou Adriano Coutinho que a Secretaria de Saúde estará promovendo uma campanha de conscientização nos meios de comunicação, explicando para a população quando deve procurar os serviços do SUS de: Urgência, Emergência e Ambulatorial, finalizou."


Postagem adaptado de texto da ASCOM/PMI publicada na página pessoal do Facebook do Diretor do HMI

1-http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0354_10_03_2014.html
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