17 de dezembro de 2018

ITAITUBA/PA - MESMO INACABADO, JATENE VAI INAUGURAR O HOSPITAL REGIONAL

0

O Conselho Municipal de Saúde de Itaituba, na sua última reunião ordinário do mês de dezembro (13/12), ao saber que o governo do Estado do Pará, leia-se Jatene, pretende inaugurar o Hospital Regional de Itaituba no ocaso de sua gestão, mesmo sem estar plenamente terminado ou em perfeitas condições de funcionamento e, após breve debate entre os conselheiros, decidiu-se por emitir uma NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA contra essa manobra do governo Simão Jatene.

Veja abaixo a íntegra da Nota:


Jatene fez a mesma coisa em 2006, quando o então candidato Almir Gabriel (PSDB) foi derrotado pela senadora Ana Julia (PT), e inaugurou o Hospital Regional de Santarém, sem estar em condições plenas de funcionamento, só para não deixar que o novo governo de Ana Júlia levasse os créditos pela obra. Porém, foi preciso mais de 2 anos para o Regional santareno começasse a funcionar plenamente. 

Agora em 2018, Jatene quer fazer a mesma coisa com o governador eleito Helder Barbalho (MDB). Entretanto, os controles sociais, conselhos de saúde da região de Itaituba, Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga e Aveiro não aceitam essa manobra, que poderá prejudicar a população, que ha muito anseia pelo término da obra do Regional e seu efetivo funcionamento. O presidente do Conselho informou que já solicitou acesso à obra para conferir o andamento da obra, mas teve acesso negado.


No sítio da Agência Pará, há notícia sobre a entrega do REgional à população em dezembro deste ano. Veja abaixo a íntegra da matéria postada no dia 30 do mês pretérito:

Com 80% das obras concluídas, Hospital Regional do Tapajós deve ser entregue em dezembro

A implantação do Hospital Regional do Tapajós/HRT está inserida no contexto de ampliação e modernização gerencial e tecnológica dos serviços de saúde, em andamento no Estado e está prevista no planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Saúde Pública – Sespa. Foto: Ascom Sedop

Descentralizar as ações em saúde no Estado com atendimento médico de qualidade em hospitais de referência cada vez mais perto do cidadão. Essa é a proposta do governo estadual ao ampliar o número de leitos em todas as 12 regiões de integração, evitando o deslocamento até os centros com mais recursos em medicina. A implantação do Hospital Regional do Tapajós/HRT está inserida no contexto de ampliação e modernização gerencial e tecnológica dos serviços de saúde, em andamento no Estado e está prevista no planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Saúde Pública – Sespa.
 
O empreendimento em Itaituba apresenta as mesmas características de empreendimento hospitalar do Hospital Doutor Abelardo Santos, em Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém.

"Os hospitais regionais têm uma função importante em cada uma das localidades onde são instalados. A descentralização dos serviços de saúde é prioridade da atual gestão, pois garantimos atendimento à população sem a necessidade de se deslocarem para a capital. Além da qualidade dos serviços prestados, levamos aos municípios a oferta de especialidades médicas de suma importância. Outro fator relevante são os procedimentos feitos nesses hospitais, como exames e cirurgias de alta complexidade. Hoje realizamos transplante renal e expandimos o serviço de hemodiálise no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção – assim como o Estado também oferece tratamento de câncer no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, e por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí”, ressaltou o secretário Estadual de Saúde, Vítor Mateus. 

De acordo com o cronograma, o município de Itaituba está prestes a receber o Hospital Regional do Tapajós, obra que dispõem de estrutura física com seis pavimentos onde a execução de serviços atinge 83%, com investimentos aplicados no valor de um pouco mais de R$ 148 milhões, recursos da Caixa Econômica Federal (CEF). A entrega da obra civil tem previsão em dezembro de 2018.

De acordo com o cronograma, o município de Itaituba está prestes a receber o Hospital Regional do Tapajós, obra que dispõem de estrutura física com seis pavimentos onde a execução de serviços atinge 83%.

O empreendimento em Itaituba apresenta as mesmas características de empreendimento hospitalar do Hospital Doutor Abelardo Santos, em Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém, com 10 andares e capacidade para 269 leitos. A obra já atingiu mais 90%, com previsão de entrega da obra física em novembro de 2018.

“No início da gestão, o Estado possuía apenas três grandes hospitais de média e alta complexidade, todos em Belém (Fundação Santa Casa de Misericórdia, Hospital das Clínicas e Ophir Loyola). Com a finalização das obras em curso, teremos mais de 20 cobrindo todas as regiões do Estado”, reiterou o governador por ocasião da visita às obras na região sudoeste do Pará.

O secretário adjunto de obras da Sedop, Arnaldo Dopazo, destacou a seriedade da administração em concluir mais um hospital de alta e média complexidade, apesar do período de crise que o país enfrentou recentemente, “a descentralização do atendimento médico no Estado é importante para a população, se levarmos em conta as dimensões geográficas” 

Serviços – Projetado em área construída de 16.470,87 m², a estrutura de seis andares passará a ofertar, após a inauguração, atendimento de alta e média complexidade com 170 leitos operacionais nas seguintes especialidades: clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica e mais quatro leitos de isolamentos. Também haverá 53 leitos complementares sendo, leitos de UTI adulto, UTI pediátrica, (pré-parto, parto e puerpério), indução anestésica, de recuperação pós anestésica, recuperação imagenologia e 22 máquinas de hemodiálise.

Térreo – Espaço com ambientes projetados para atendimento de urgência e emergência, laboratório de anatomia patológica, reabilitação, terapia renal substitutiva (TRS), imagenologia (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia, raio-x), métodos gráficos (teste ergométrico, eletrocardiograma, funções pulmonares, eletroneuromiografia, eletroencefalograma, mapa/holter), atendimento ambulatorial, almoxarifado, estar equipe/plantão, manutenção/oficinas, central de armazenamento de farmácias (CAF), central de material esterilizado (CME), serviço de nutrição e dietética (SND)/refeitório, lavanderia, vestiários, carga e descarga e estacionamento com capacidade para 42 veículos.

Anexos - O empreendimento em saúde em fase de conclusão em Itaituba, conta anexos destinados à estação de tratamento de esgoto (ETE). Abrigo de resíduos, gases, subestação, transformadores e guarita principal.

Por Izabel Cunha


Texto adaptado de postagem do Blog do Damião Cavalcante.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: