25 de novembro de 2018

ITAITUBA/PA - ESQUENTA A ELEIÇÃO DA SUBSEÇÃO DA OAB NA CIDADE

0
O que já estava acirrada, ficou bem mais quente a disputa pela presidência da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itaituba. De um lado tem o advogado José Luís Pereira concorrendo pela chapa 22 e, como sua adversária, a atual presidente da OAB-Itaituba, Cristina Portinho Bueno, com a chapa 42.

O fogo acendeu por causa de uma postagem no blog do Jeso Carneiro, que informa do indiciamento do dr. José Luís por corrupção ativa de testemunhas no caso envolvendo o escrivão de Policia Civil, Haroldo Macêdo.

O dr. José Luís é advogado de defesa do escrivão Haroldo Macedo, acusado do crime de concussão e que se encontra preso na capital do Estado.

Em resposta a esse post do blog do Jeso, José Luís emite nota onde acusa  possível jogo de interesses motivado por sua candidatura à presidência da OAB de Itaituba; a atual presidente e candidata à reeleição, Cristina Bueno, também se manifesta através de nota publicada em redes sociais.

Drº José Luis, candidato a presidência da OAB de Itaituba.

Nota do Dr. José Luís

Sras. Srs. advogados(as) e sociedade em geral. 
Jamais imaginei que o simples fato de pleitear a presidência da Subseção da OAB de Itaituba fosse provocar reações tão baixas, vis e covardes contra a minha pessoa com o objetivos de desmoralizar minha imagem perante meus pares e a sociedade.

É lamentável que a atual direção da Subseção, de forma oportunista e para uso eleitoreiro, aproveitando-se do fato de eu estar advogando para o escrivão de Polícia Civil Haroldo Batista Macedo Júnior, esteja compactuando com as atitudes abusivas e ilegais da Corregedoria de Polícia Civil, que está atuando com o nítido objetivo de criminalizar a advocacia.

O viés eleitoreiro está claro no comportamento da presidente da Subseção e da Comissão de Prerrogativas, que guardam um silêncio obsequioso e suspeito quanto aos fatos em curso.

Lembro que recentemente a categoria apoiou em peso a presidente da Subseção num sério episódio envolvendo a morte de um policial militar.

Estranhamente, um blog regional, sem me dar a oportunidade de manifestação, noticia o indiciamento inexistente da minha pessoa, por fato ligado exclusivamente ao exercício profissional, a apenas três dias da eleição.

Coincidentemente, fui intimado pelo Delegado de Polícia para ser ouvido no procedimento policial, repito, por fato lícito praticado no exercício da advocacia, exatamente no dia 28/11/2018, data da eleição, com o claro objetivo de me constranger e me denegrir, numa ação claramente orquestrada.

A quem interessa? Asseguro aos colegas advogados que não me curvarei à essa tentativa covarde e eleitoreira de criminalizar a minha atividade de advogado.

Lamento, profundamente, que atitude tão rasteira não tenha merecido, desde o início, a solidariedade ou uma única linha da Subseção local.

No mais, informo que não estou indiciado em nenhum inquérito policial e, sequer, fui ouvido em qualquer procedimento; mantenho minha candidatura com altivez e independência, certo de que futuramente a OAB defenderá o advogado e não se prestará ao papel de endossar e compactuar com atitudes tão lamentáveis e lesivas às prerrogativas do advogado.

OAB Segue em Frente. 

José Luís Pereira de Sousa. OAB/PA 12.993.

Drª Cristina Bueno, atual presidente da OAB de Itaituba.

Em sua página social do Facebook, a atual presidente da OAB de Itaituba, dra. Cristina Bueno, emitiu nota, informando que sua chapa não fez qualquer conspiração contra a candidatura de José Luís.

Abaixo, nota da advogada, extraída de seu Facebook.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Chapa 42 - OAB - Forte e Atuante vem manifestar seu posicionamento quanto a nota publicada pelo candidato a presidência da subseção Advogado José Luís Pereira de Sousa , referente à notícia publicada no blog do Jeso neste domingo (25/11):

Não devemos contaminar o processo eleitoral com o episódio do caso do "escrivão Haroldo”. Pois somos solidários, independentemente do processo eleitoral a todo e qualquer colega que for desrespeitado em seus direitos e garantias profissionais. No entanto, não se justifica que o colega José Luís Pereira de Sousa queira distorcer os fatos como se fosse vítima de uma conspiração urdida por nossa chapa.

Destaque-se, os fatos objeto de investigação do inquérito que agitam o processo eleitoral, não foram urdidos por nós e ocorreram por si só. Portanto, não vamos confundir e tumultuar um processo eleitoral em que primamos e temos nos conduzido com equilíbrio, maturidade e em alto nível, sobretudo preservando o bom nome de nossa instituição.

Serenidade e maturidade é o que desejamos nesse momento de disputa democrática e que ao final, nossa Subseção continue usufruindo de crédito e respeito diante de nossos pares, das autoridades constituídas e sobretudo da sociedade Itaitubense.

Itaituba – Pará, 25 de novembro de 2018.

Cristina Bueno
Joseane Loiola
Liciane Leitão
Paula Antunes
Bruno Souza
José Antunes
César Aguiar
Cleude Paxiúba
Geovan Paes

Nas redes sociais apoiadores dos dois candidatos à presidência da subseção da Ordem, emitiram notas de solidariedade aos respectivos candidatos.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: