26 de abril de 2018

ITAITUBA/PA - FORTES TEMPORAIS DEIXAM VÁRIAS RUAS E CASAS ALAGADAS. MAS CULPAM SOMENTE A PMI.

2
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Toda sorte de objeto foi encontrado dentro de um bueiro!
Porém, a culpa sempre é da Prefeitura.
Há dias Itaituba vem sendo castigada com fortes chuvas ou, usando um termo bem paraense para ser mais preciso, vem sofrendo com uns paus d'águas de deixar qualquer um apreensivo, o que é natural diante dos estragos e prejuízos causados a diversos moradores pelos alagamentos causados pelas chuvas torrenciais.

E, na redes sociais pipocam os depoimentos-lamentos apontando sempre um culpado: a Prefeitura Municipal, apesar de vir fazendo um trabalho de desobstrução de canais, de caneletas, bueiras, assim como constrói galerias, como o grande trabalho efetuado na lagoa dos Patinhos que, mesmo com as grandes chuvas, não sofreu nenhum alagamento.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Porém, a imagem que abre esta postagem é reveladora dos verdadeiros culpados pelos alagamentos: os porconildos, pessoas que se aproveitam de uns vizinhos complacentes, também porconildos, para jogarem toda sorte de utensílio domésticos e vasilhames na rua; mas na hora do alagamento, só lembram  de quem nunca jogou entulho na rua: a Prefeitura.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e texto

É lamentável que o serviço feito pela PMI na limpeza e desobstrução seja um dinheiro jogado fora, desperdício que poderia ser aproveitado na Saúde e/ou Educação; porque não demora muito, estão entupidos novamente.
A imagem pode conter: pessoas sentadas, atividades ao ar livre e água

No governo passado causou comoção e estarrecimento na população,  o fato de um servidor da Seminfra ter mergulhado, sem qualquer equipamento de proteção, em uma bueira para tirar quilos e mais quilos de entulho que obstruiam o bueiro; vale ressaltar que, mesmo que houvesse sido feito no governo anterior um excelente trabalho de limpeza-desobstrução de canais e bueiras, ainda hoje, diante da atuação desses porconildos, haveria alagamentos.
A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre, água e natureza

Mas lamentável saber que a ação desses porcos urbanos, segundados por vizinhos igualmente porcos, atinge pessoas que têm compromisso com o zelo urbano, com a educação e com o próximo.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, grama, atividades ao ar livre e natureza
Como exemplo de que os porconildos vivem em todas as classes e extrato sociais, a PMI postou em sua ágina do Facebook o lixão montado a céu aberto em um bairro nobre de nossa cidade, o Boa Esperança, aonde moram pessoas bem abastadas (mas quem jogou o lixo é abestalhado!!).

A imagem pode conter: flor e atividades ao ar livre

Carcaça de televisão, restos de armários, dezenas de garrafas de cervejas (e das mais caras!!), entre outros entulhos, foram despejados na travessa José Ribeiro dos Anjos (imagem abaixo), fazendo do local um lixeiro, como se a Prefeitura não estivesse fazendo a sua parte de recolher o lixo às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 18 horas nesse local. E,  para os 'esclarecidos' moradores desse bairro nobre, a lixarada despejada em plena via pública, é classificada como “material descartável” e é obrigação de quem produziu encontrar destinação correto para esse tipo de lixo, e não, simplesmente, jogar no meio da via o lixo demonstrado nas imagens. A coleta de lixo é doméstica e não seletiva. Portanto, esse tipo de lixo não é obrigação da prefeitura recolhê-lo, mas de quem o(s) produziu.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Os bairros que mais sofrem com alagamentos são o da Liberdade e Jardim das Araras; antes, quem detinha essa triste liderança era o bairro Perpétuo Socorro, mas após a limpeza do córrego Oriundo e a retirada de alguns imóveis construídos em cima do canal de água, os alagamentos nesse setor se tornaram quase uma raridade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Até descarga de carro foi encontrada dentro de um bueiro!!
Porém, por muitos não terem a consciência ecológica-educacional, quando os alagamentos ocorrem, todos direcionam a culpa para a Prefeitura, esquecendo de apontar o dedo para o verdadeiro responsável: os porconildos! 

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Também são nesses dois bairros aonde mais se encontram casas com o mato tomando conta da frente das residências, mato esse que impede o adequado escoamento da água pluvial, além de criar uma barreira que isola a água da chuva dentro de tais imóvel. E, basta andar por qualquer rua de Itaituba que se encontra uma casa com o mato fazendo moradia na calçada.

Vale ressaltar que com os bueiros entupidos e os canais obstruídos, a água que demora para escoar carrega consigo diversos tipos de doenças, sendo que as crianças e idosos correm os maiores ricos de contraírem doenças infecto-contagiosas. É hora dos porconildos pensarem que também seus parentes podem sofrer essas contaminações...

Cada um(a) fazendo sua parte, inclusive a PMI, teremos uma cidade mais limpa, organizada e melhor para se viver.

Imagens extraídas do Facebook.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

2 comentários:

Anônimo disse...

LEMENTAVEL VC NORTON USAR A PALAVRA PORCONILDOS PARA O MORADORES QUE JOGAM LIXOS FORA DO HORARIO DE COLETA DE LIXO, EDUCAÇÃO FAZ PARTE DA SUA VIDA?! ENTÃO, DEMONSTRE-A AO FAZER SEUS COMENTÁRIOS OU SITA A PALAVRA PORCONILDOS UMA OBSERVAÇÃO DE QUEM USA A PALAVRA EDUCAÇÃO AO DIZER PARA QUEM FOR POSTA COMENTARIO NOS ASSUNTOS DO SEU BLOG, SE VC QUER EDUCAÇÃO COMESSE POR VC

Unknown disse...

Caro(a) Leitor(a), você está invertendo as coisas, pois se chamo de porconildo para quem joga lixo na rua e fora do horário de coleta, qual seria a denominação correta para uma pessoa que, com essa atitude, emporcalha, que tem sua origem na palavra PORCO, nossa cidade? Aliás, eu não jogo lixo na rua ou coloco após a passagem do carro coletor. Então, eu não sou o mal educado da história, mas quem joga lixo na rua....