9 de agosto de 2016

ITAITUBA/PA - QUAL O MELHOR PARA ITAITUBA?

20

Eliene, Ivan e Valmir, na disputa para prefeito de Itaituba


Este texto, originalmente de Davi Menezes, empresário e militante do PT, sofreu alterações, passando por modificações que refletem a opinião deste blog! 

Aproximando-se o momento para se definir o Executivo de Itaituba para o período de 01/01/2017 a 31/12/2020, consegue-se fazer leituras de algumas características de cada candidato, e seu alcance em alguns quesitos como popularidade, serviços prestados à comunidade, e até mesmo a rejeição política.

Os três candidatos que se apresentaram à população em suas convenções são o Sr. Valmir Clímaco de Aguiar, do PMDB e coligações; Sra. Eliene Nunes de Oliveira, do PSD e coligações, e o Sr. Ivan Bezerra de Almeida, do PSDB e suas coligações, fazendo assim o trio que concorrerá à cadeira de gestor do município de Itaituba.

Como favorito, temos Valmir Climaco, candidato do PMDB, e que vem despontando como o nome de mais evidência e que poderá ser o eleito neste pleito após ter disputado três eleições; sua lotada convenção reflete bem a vontade popular por mudanças.

Valmir já foi prefeito de Itaituba quando no ano de 2010, mais precisamente em abril, a Justiça afastou Roselito Soares, prefeito há época e, como estava dentro do prazo de dois anos da eleição, Valmir foi empossado como prefeito de Itaituba, terminando seu mandato  dia 31/12/2012.

Valmir acabou criando um grande relacionamento com a população pelas diversas vezes em que já concorreu ao cargo de prefeito e, pelo que dizem as pesquisas de 'boca', Valmir tem hoje mais de 55% dos votos válidos. Certo que estamos falando se as eleições fossem hoje, mas amanhã o quadro poderá se inverter. Mas para que lado, ainda não se sabe.

Quando prefeito, fez trabalho na educação e em prol da classe educadora, dando diversos e significativos aumentos salariais, inclusive fazendo o rateio do FUNDEB mesmo após ter sido derrotado em 2012; melhoras na Saúde – no hospital municipal, o plantão de médicos na emergência e Raio X 24 horas por dia, o berçário na maternidade e outros feitos, além de manter as vicinais trafegáveis. Como grande legado de seu governo, deixou a UPA com quase 80% da obra concluída.

O que leva em seu desfavor ainda é ser considerado por alguns como um homem muito áspero, principalmente por não sair distribuindo abraços e tapinhas nas costas, pois a maior característica de Valmir é o trabalho. Certo é que, se fizer um bom trabalho de articulação poderá ser a vez de Valmir.

Quanto a prefeita Eliene Nunes, que era secretária de Educação, foi eleita para um mandato com início em 01/01/2013, nunca havido antes concorrido a um cargo eletivo, sendo apadrinhada por Roselito Soares, hoje seu desafeto político e aliado de Valmir Climaco. Diante da debandada de grandes  políticos de seu grupo que a ajudaram na eleição, terá grandes dificuldades para fazer articulações políticas, e assim, restará a Eliene fazer da PMI um grande balcão de negócios para conseguir se reeleger prefeita.

Certo é que no passado o povo quis uma renovação no cargo, e assim ela conseguiu nas urnas ser prefeita. No seu governo, podemos afirmar que fez muitas obras em nosso município, mas quase todas com recursos vindo do Governo Federal e/ou estadual; muitas dessas obras se encontram abandonadas como antes não se via em Itaituba nesta quantidade. A UPA é exemplo desse abandono. Com recursos financeiros próprios, não se tem conhecimento de uma obra do atual governo.

O que não podemos deixar de dizer é que Eliene Nunes conseguiu um assombroso índice de rejeição com a população em virtude das ruas esburacadas, suas perseguições, inclusive chamando a polícia militar para escoltar professores que faziam greve dentro do prédio da PMI, além de seu sumiço da cidade. Neste ano, a cidade tem voltado em parte ser trafegável, e as ruas principais e travessas estão com asfalto muito bom. Mas é período de eleição.

Outro ponto que não se pode esquecer, é o fato dela ser a atual prefeita, e isso conta muitos pontos para Eliene permanecer no cargo por mais quatro anos, mas a alta rejeição pode influenciar em sua dispensa do cargo de prefeita.

Já o candidato do PSDB, Ivan D’almeida, vem com toda a vontade para ser eleito prefeito de Itaituba para os próximos quatro anos. Por ter saído do anonimato e começado seu trabalho de campanha de forma agressiva, hoje já faz parte da disputa com um índice de aceitação bom pela população e assim se apresenta como a inovação na política de Itaituba, por nunca ter pleiteado um cargo eleitoral. Seu índice de rejeição é baixo, e poderá surpreender muita gente, mas sua forte ligação com o governo atual, do qual foi grande financiador, pode afetar sua campanha. É empresário de sucesso, que fez sua fortuna nesta cidade.

Muitos têm o costume de dizer que vão votar em quem nunca se envolveu em política, o que é bem explorado pela equipe de Ivan. O maior capital que um candidato deve ter, e aceitação pelos seus eleitores.



* É empresário em Itaituba, filiado ao PT.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

20 comentários:

Anônimo disse...

Valmir com certeza, é 15

Anônimo disse...

Obras abandonadas do atual governo, UPA, Creche de Miritituba, Wirland freire, Shoping popular, Praça Ceu, Centro de Referencia ao esporte, além de muitas promessas feita e não cumpridas como criar a guarda municipal, melhorar as ruas do município, que mesmo com grande apoio governo do estado ainda estão muitas esburacadas até hoje, construir upas em Miritituba e Moraes Almeida, que alias até uma pequena reforma no posto de saúde deste distrito está há mais de dois anos para ser concluídas, restaurante popular e a mais grotesca promessas de todas construir 500 pontes de concretos na cidade e estradas do interior. Se a Eliene tivesse feito um bom governo o slogan dela hoje seria este "Eu sei como fazer e fiz". Mas, duvido que ela tenha coragem de pronunciar novamente este esdruxulo slogan.

Anônimo disse...

O Valmir é o melhor, apesar de ser áspero como muitos dizem é muito trabalhador, prefiro mil vezes quem trabalha pelo nosso município, do que quem é só simpático e ruim de trabalho, que o caso da atual prefeita do município.

Anônimo disse...

Esse sim é um verdadeiro comentário não vamos cair no canto da sereia novamente. O melhor candidato e o Valmir mesmo é 15 meu povo.

Anônimo disse...

Eu vendo nas redes sociais a maioria da população está opinando em votar no 15, em segundo lugar no 45 e só alguns gatos pingados e funcionários contratados da prefeitura no 55, então a disputa vai ser mesmo entre 15 e 45, vai ser igual a eleição de 2004, quando o prefeito era o benigno mas a disputa ficou entre 15 e 45. Mas desta vez acredito que o 15 vai vencer.

Anônimo disse...

Hoje vejo pessoas ligadas ao grupo de Ivan Dalmeida dizendo que ele é a renovação e a mudança para Itaituba, mas essas mesmas pessoas há 4 anos atras estavam do lado de Eliene Nunes dizendo a mesma coisa, que ela era a mudança e que Itaituba iria melhorar. hoje todos vimos que isso não aconteceu, então será que esse povo acha que a gente é besta.

Anônimo disse...

Besta nem tanto, mas vão continuar votando errado.
Para Itaituba continuar crescendo é 55.

Anônimo disse...

Só se for pra cresce o patrimônio da mãe da mentira porque hoje a nossa cidade se encontra abandonada. É 15 para o trabalho voltar.

Unknown disse...

Bom fica de fica difícil mas em acreditar na renovação política o melhor para itb e Ivan e Paulo Gilso são pessoas tem toda uma história d susseso em itb e são ficha limpa

Anônimo disse...

Ivan Dalmeida "IVAMOS QUE IVAMOS"

Anônimo disse...

45 IVAM DALMEIDA É O QUE TEMOS DE MELHOR NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL.

Anônimo disse...

nem somos besta e nem tão pouco continuaremos votando errado,essa cambada que a quatro anos atrás bateram de porta e porta enganando o povo,estão ai de novo,só que de forma diferente,eles si dividiram em dois grupos,um bando ficou os D'AIMEIDAS e o outro bando ficaram co a ELIENE,e eles acham que vão novamente enganar o povo...vcs vão ver quando começar a campanha,que vcs tentarem entrar nas casas das pessoas que vcs enganaram no passado e vcs iram ver como serão recebidos...olhem, só um lembrete....quem bate esquece,mas quem apanha lembra.....

Anônimo disse...

Itaituba viveu nesses últimos 3 anos um grande retrocesso em tudo. Pois eu trabalhei com a atual gestora na época que ela era secretaria de educação e eu sempre falava com muito orgulho para o povo que ela seria a prefeita de Itaituba. Mas sempre a minha mãe fala: QUER CONHECER A PESSOA, DAR O PODER.
E hoje está a melhor resposta. SINTO VERGONHA DE TER PEDIDO VOTO PARA ELA NA ELEIÇÃO PASSADA.
Hoje se ela DEPENDER DO MEU VOTO, NÃO GANHA NEM PARA PRESIDENTE DE BAIRRO.
As pessoas quando tem o poder publico na mão esquecem que não é para sempre, quatro anos passam rápido.
Na área do esporte, essa atual administração não teve a competência de manter os JOGOS ABERTOS DE ITAITUBA, uma tradição de mais de três décadas.
Não adianta dizer que "A ATUAL ADMINISTRAÇÃO" FEZ AS QUADRAS COBERTAS NAS ESCOLAS. ISSO TUDO É MENTIRA.
É muito fácil, você fazer FILHO NA MULHER DOS OUTROS.
Eu DESAFIOU qualquer um desse PUXA SACO, que mostre para a população UMA OBRA SIGNIFICANTE PARA A POPULAÇÃO QUE A PREFEITURA FEZ COM O PRÓPRIO ORÇAMENTO.

55 FOI, É e SEMPRE SERÁ UM RETROCESSO PARA ITAITUBA.

Anônimo disse...

Digo só uma coisa, 60% das pessoas que votaram na Eliene não votam nela hoje, porque será?

Anônimo disse...

55 55 55 55 55 55 55 55 55 55

Anônimo disse...

AGORA ESTÁ CHEGANDO A HORA DA FAMÍLIA D'ALMEIDA RECEBER DA POPULAÇÃO DE ITAITUBA TUDO QUE FIZERAM DE BOM PARA A POPULAÇÃO,OU SEJA "NADA"

Anônimo disse...

é meu povo.....tá chegando a hora, eles estão divididos em dois grupos....vamos ter muuuuuuito cuidado.

Anônimo disse...

Chega de atraso. Agora é 15 a volta do trabalho. Eliene nunca ms eu voto no Valmir.

Anônimo disse...

Por exemplo o roselito?? Tu é besta pois o roselito apoiava ela e agora Walmir sabe nem o q fala você

Anônimo disse...

Impressionante a ISENÇÃO e IMPARCIALIDADE do blogueiro! Putz!