28 de abril de 2016

EDUCAÇÃO - UFOPA TEM PROPOSTA DE MESTRADO APROVADA.

2
UFOPA: CFI tem proposta de Mestrado Acadêmico aprovada para este ano.

Seleção será realizada no segundo semestre e terá abordagem interdisciplinar 



A Universidade Federal do Oeste do Pará por meio do seu Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) teve aprovada mais uma proposta de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 25/4, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos (APCN) acadêmicos e profissionais. O Mestrado de Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida tem como objetivo incentivar pesquisas sobre dinâmicas sociais, os reflexos no espaço natural e a sustentabilidade desses espaços como promoção da qualidade de vida. Serão ofertadas 25 vagas anuais. 

Duas linhas de pesquisa são contempladas no Mestrado Acadêmico: Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Amazônico e Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade. A professora Doutora Delaine Sampaio da Silva, Diretor do Centro de Formação Interdisciplinar destaca o trabalho coletivo dos docentes para a consolidação da proposta frente à CAPES e: “A composição do corpo docente é um critério fundamental no processo de avaliação da Capes. Nossos esforços conjuntos para criar uma proposta bem definida e articuladafoi reconhecida por meio de comentários dos avaliadores mencionando a rica e diversificada produção acadêmica e o forte potencial para formação e produção interdisciplinar do grupo,pontua.

Dada a natureza da proposta do Mestrado, privilegiar o debate interdisciplinar acerca da relação sociedade – natureza, a pesquisadora salienta que “O corpo docente do PPGSAQ é composto por 6 professores do CFI, 3 professores do Ibef e 1 professor de cada um dos outros institutos. Além desses, contamos com os Profs. Jailson Novaes (antigo CFI e hoje UFSBA) e Marc Lucotte (Universidade do Québec / Montreal). Essa equipe aceitou o desafio de se investir em um trabalho integrado visando otimizar articulação entre produção e transferência do conhecimento”.

Ela destaca o trabalho coletivo dos 16 professores que trabalharam na proposta e o significado da conquista para a região e acrescenta que “o escopo central da proposta é baseado na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida. Obras como estradas, hidrovias, hidrelétricas, têm configurado novas situações socioeconômicas em nossa região e atribuído novas funções e formas de organização no território amazônico. Torna-se, portanto imprescindível a presença de um contingente intelectual consolidado e atuante no acompanhamento da atual agenda de projetos estruturantes previstos para a Amazônia, aonde elementos culturais, preocupações com a saúde ambiental, a qualidade de vida e o bem-estar social dos grupos locais são exemplos de aspectos comumente negligenciados ou considerados pouco importantes diante de outros indicadores”.

A homologação da aprovação da proposta foi feita na 163a Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada no período de 11 a 15 de abril de 2016, em Brasília/DF.

Postado por Damião Cavalcante
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design