28 de janeiro de 2016

ITAITUBA/PA - LUZ PARA TODOS - CONTINUA A INTERDIÇÃO DA ROD. TRANSAMAZÔNICA

5
 



Os colonos que acamparam na estrada de Barreiras exigindo o cumprimento da instalação do programa Luz Para Todos, diante da pouco utilidade da interdição dessa estrada, resolveram acampar no Km-06 da rod. Transamazônica, na confluência com a estrada de Barreiras, permitindo a passagem somente de ambulâncias, viaturas policiais e carro papa-lixo da PMI.



Imagem: Jr Ribeiro
O blog manteve conversas com o sr. Lourival, um dos líderes do movimento acerca desta interdição, informando tal senhor que há mais de seis anos aguardam a finalização do Luz Para Todos-LPT pela Celpa, que já está na posse de mais de R$72 milhões para efetivar a instalação desse programa em Itaituba e demais municípios vizinhos, mas até hoje várias comunidades não foram contempladas.

Os manifestantes receberam duas propostas da CELPA, mas que foram recusadas por apresentarem prazos longos e sem alcançar os objetivos dos colonos, o que causou revolta nos colonos, que pretendiam ocupar a sede da Celpa em Itaituba, mas, ao saberem que a concessionária poderia se precaver judicialmente, desistiram. Mas caso persista a intransigência da Celpa, os colonos podem ocupar a calçada ao redor da empresa com entulhos e outros obstáculos, para forçar-lá a negociar em melhores condições, pois o dinheiro já está na conta da Celpa!
 A liderança, informou, ainda, que pela parte da manhã de hoje, uma empresa de Tocantins mandou um representante para analisar o trecho a ser instalados os postes para receber o Luz Para Todos e que, após essa análise, poderá ou não, requerer junto à Celpa a realização do serviço. Até a hora em que o representante do blog esteve com os manifestantes, o representante da empresa não tinha retornado do trecho. Enquanto não houver uma solução que atenda de imediato as reivindicações dos manifestantes, a interdição continuará por tempo indeterminado!


O movimento quer que a Celpa, ou a empresa, qualquer que seja, coloque os postes e logo em seguida, a linha de transmissão, pois a PMI já liberou todas as licenças necessárias para esse serviço, motivo pelo qual os carros papa-lixo podem passar pela barreira, bastando apenas comunicar um horário com os manifestantes.



A desculpa da Celpa, segundo o sr. Lourival, é de que não há empresas para fazerem esse trabalho, mas a Associação dos Moradores da Comunidade São Benedito cadastrou um empresa junto à Celpa para realização do projeto, mas que não foi aceita pela Celpa, informando aos manifestantes que não é qualquer empresa que pode executar esses serviços. Enquanto isso, o impasse continua, assim como deve continuar rendendo juros parte desses R$72 milhões há muito na conta da Celpa!

Este e-mail à direita foi postado no WhatsApp e mostra uma resposta da Celpa ao colonos, após contato com um vereador chamado João de Deus, desconhecido por essas bandas, dando conta de que as obras para as comunidades São Benedito e Vila União terão início em 01/03/2016, com previsão de conclusão das obras em 30/06/2016. Para quem espera há mais de seis anos, dois meses ainda é muito para início das obras, que se dará em pleno inverno amazônico! Quanto à atender as demais comunidades que fazem parte da manifestação, a gosto de Deus!

O movimento conta com o apoio de sete comunidades, além de vários sindicatos, e está forte e determinado em sua reivindicação!
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

5 comentários:

Anônimo disse...

Depois que o povo de Itaituba aprendeu a protestar as coisa só serão resolvidos assim. Esperamos que a celpa e o governo federal comecem logo o serviço se a coisa pode ficar pior.

Anônimo disse...

A celpa não tá nem aí, não está prejudicando eles em nada, eles vão fazer esse serviço quando eles bem entender. Essa é uma das coisas ruins da privatização de um setor que não tem concorrência eles não dão a minima, porque se você parar de usar um serviço deles o principal prejudicado é você, e eles só vão investir onde tiver retorno financeiro. Me lembro uma vez que uma pessoa da eletronorte em Belém falou, a região oeste só tem energia hoje por causa do doido do Almir Gabriel, porque todo mundo sabe que é inviável levar energia para essa região. Mas construir hidrelétrica para abastecer os estados do sul e sudeste não é. O povo da nossa região só deveria deixar implantar essas hidreletrica quando todas as casas da região tenham energia e energia de qualidade. Aí deveriam pensar em hidreletrica. Tem muita gente que diz que as hidreletricas vão trazer desenvolvimento, mas é só ir em tucuruí e Altamira que vão ver o desenvolvimento que está essas cidade, parece dibai lá.

Anônimo disse...

Assim fica fácil se reeleger, como muitos já falam em Itaituba. Porque quer impedir que o Valmir seja candidato e quer tomar o PSDB do Ivam, aí vai concorrer sozinha será.

Eliene não tem Plano B sobre novo partido
A oito meses das eleições municipais e a dois para o encerramento do prazo das filiações partidárias, a prefeita Eliene Nunes ainda está sem partido e não é por falta de convite, pois a gestora municipal recebeu um convite formal para se filiar ao Partido Social Cristão, que aqui no estado é comandado pelo vice-governador Zequinha Marinho.
Se a prefeita resolvesse ir para o PSC, já teria assegurado no seu palanque o vice-governador do Estado, a deputada federal Júlia Marinho e provavelmente o apoio da grande maioria dos fieis da igreja Assembleia de Deus. Mas, o projeto político da prefeita é tentar a sua reeleição pelo PSDB, e para isso tem ido seguidamente a Belém tentar concretizar esse seu desejo e, por tudo que estamos acostumados a ver na política brasileira, convenhamos que o desejo da prefeita não é impossível de ser realizado.
A questão nesse caso é que o PSDB já tem uma pré-candidatura lançada, o partido já está estruturado em torno do seu pré-candidato; e o mais importante: ele não vai precisar de apoio financeiro de ninguém para tocar a sua campanha.
Diante desse quadro, só há um jeito da prefeita conseguir as benções de Simão Jatene para se filiar ao PSDB, é convencer o governador que a sua candidatura é a única capaz de derrotar o seu arqui rival PMDB, mas não basta apenas o discurso, é preciso provar que na pratica isso pode acontecer e as pesquisas de intenção de votos é que podem sacramentar essa decisão da direção estadual do PSDB.
A prefeita e está confiante que pode ganhar essa disputa, por isso vai esperar até o ultimo momento pela palavra do governador, mas diz o bom senso que para qualquer missão que se vá é importante ter um plano "B". Só que nesse momento a prefeita só tem olhos para o PSDB e se sua obsessão não for concretizada, futuramente a prefeita poderá enfrentar dificuldades quando for bater nas portas de outras siglas.


Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, de quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Postado por José Parente de sousa às 29.1.16

Anônimo disse...

Já vi o ivan reunindo com flexa ribeiro, megale e outras lideranças do PSDB afirmando que ele é candidato, mas nunca o governador falou que ele é o candidato do governo, talvez porque o jatene ainda não tenha realmente decidido de quem será seu apoio, por isso ainda não quis se expor sobre o caso, e isso deixa uma pulga atrás do orelha das pessoas que pretendem apoiar essa candidatura.

Anônimo disse...

Em seu face a prefeita está dizendo que está levando energia para as comunidade do interior, então porque ela não foi lá com os agricultores que fecharam a BR pra dizer que dia iria começar os serviços na comunidade. Agora ela quer se apropriar de mais está obra pra dizer que é sua fala sério quanta cara de pau. Agorá só que o que a gente ver são abraços e mais abraços parece que ela descobriu onde fica Itaituba novamente, aprendeu a anadar nas ruas de novo, me engana que eu gosto.