12 de dezembro de 2015

HISTÓRIA - AUTO DE INSTALAÇÃO DA CIDADE DE ITAITUBA/PA

0

Documentos históricos: Auto de instalação da cidade de Itaituba


Segue abaixo transcrito o auto da instalação da cidade de Itaituba, ocorrida no dia 15 de novembro de 1900, conforme postamos aqui no blog anteriormente. Eis o texto:


“Aos quinze dias do mês de novembro do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil e novecentos, décimo primeiro da proclamação da República Federal Brasileira, e em que se comemora o quarto centenário do Descobrimento do Brasil, às cinco horas da tarde, nesta vila de Itaituba, sede do município instalado em três de novembro de mil oitocentos e cinquenta e sete (1857) e da comarca de mesmo nome instalada a 20 de fevereiro de 1891, presentes no salão destinado ao paço municipal, os membros do conselho municipal, autoridades, numeroso concurso de pessoas de todas as classes sociais, o mesmo exmo. Sr. Intendente leu a Lei estadual número 684, de 23 de março último, elevando esta vila ao predicamento de cidade, e o decreto número 849, de 23 de maio do corrente ano, designando o dia de hoje para ter lugar a instalação, e, levantando-se, declarou solenemente instalada a cidade de Itaituba. Do que, para constar, lavrou-se este auto que vai assinado pelo intendente municipal, membros do conselho, autoridades e mais pessoas que assistiram ao ato. Eu, Theodoro Caetano Corrêa, secretário do governo municipal de Itaituba, o subscrevi”.

(Seguem-se as assinaturas)

Postado por Sidney Canto
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: