26 de outubro de 2015

SEGUNDO IBOPE, LULA TEM ALTA REJEIÇÃO!

39
Lula perde, ninguém ganha

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO

26/10/2015


Ninguém tem mais rejeição do que Lula da Silva. Ninguém tem mais eleitores cativos do que Lula da Silva. Com o impeachment de Dilma Rousseff cada dia menos iminente, o foco da disputa política volta a ser 2018. Pesquisa inédita do Ibope mostra por que o fantasma de um terceiro mandato do ex-presidente continua assombrando a oposição. As crises política e econômica estão enfraquecendo o petista, mas ninguém está faturando com isso.

Entre 17 e 21 de outubro, o Ibope pesquisou o potencial de voto de alguns dos principais personagens políticos que podem vir a disputar a sucessão de Dilma daqui a três anos. Quando falta tanto tempo assim para a eleição, esse tipo de sondagem é mais significativo do que medir a simples intenção de voto - porque mostra não apenas a presença de cada nome na memória do eleitor, mas também sua força e limites, além do seu desconhecimento.

Pergunta-se, sobre cada um dos potenciais candidatos, qual frase mais bem descreve o que o eleitor pensa a respeito daquele nome: se votaria nele com certeza para a Presidência da República, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para opinar. Há quem não responda.

Além de Lula, foram testados os nomes de Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra (todos do PSDB), de Marina Silva (Rede) e de Ciro Gomes (PDT). Um mesmo eleitor pode dizer que votaria com certeza em mais de um candidato ou que não votaria em nenhum deles. Por isso, as taxas não somam 100%. As questões entraram na pesquisa mensal do Ibope e foram bancadas pelo instituto.

Eis as principais conclusões:

1) Os que dizem que não votariam de jeito nenhum em Lula pularam de 33% em maio de 2014 para 55% agora. É a maior rejeição entre todos os nomes testados. Se a eleição fosse hoje, tornaria muito difícil a vitória do petista num segundo turno. Porém, isso depende não apenas de como a política e a Lava Jato vão evoluir até 2018, como contra quem se daria essa eventual disputa. A decisão de voto no segundo turno é sempre por comparação.

2) Cresceu menos, mas também cresceu a taxa dos que não votariam de jeito nenhum em Aécio (de 42% para 47% em um ano), em Marina (de 31% para surpreendentes 50% em um ano), e em Serra (de 47% para 54% em dois anos). Não há comparativo, mas a rejeição a Alckmin e a Ciro é igualmente alta: 52% para ambos.

3) O crescimento generalizado da rejeição mostra que o desgaste de Lula, embora maior do que o dos demais, não está sendo capitalizado por ninguém. Ao contrário, uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos, inclusive por aqueles que, como Marina, pretendem simbolizar renovação. Isso aumenta a incerteza e abre espaço para surpresas em 2018.

4) Apesar de decadente, a taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23% (era 33% em maio de 2014). Em segundo lugar aparece Aécio com 15%, seguido de perto por Marina, com 11%. Serra tem 8%, Alckmin tem 7% e Ciro, 4%. A despeito do desgaste, o petista ainda tem o maior poder de mobilização entre todas as lideranças avaliadas. Seria insuficiente para elegê-lo, mas é o bastante para influir no resultado de qualquer eleição.

5) Aécio (42%), Lula (41%) e Marina (39%) empatam tecnicamente em potencial de voto - a soma de eleitores que votariam neles com certeza ou poderiam votar. O trio se destaca por seus nomes estarem mais frescos na memória do eleitor: Aécio e Marina participaram da eleição presidencial de 2014, e Lula foi presidente duas vezes. Serra e Alckmin têm potencial equivalente: 32% e 30%, respectivamente. Ciro tem 20%.

6) Ciro é o mais desconhecido, por 24% dos eleitores. Alckmin também tem taxa alta de desconhecimento: 19%. Aécio (9%), Marina (10%) e Serra (11%) se equivalem. Só 2% não conhecem Lula.
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

39 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda votaria em Lula. Ainda é o melhor desses nomes citados.

Anônimo disse...

Tem gente que é cego(a).......O cara é o maior bandido!!!!

Anônimo disse...

LULA (VULGO PIXULECO) É O MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA DESTE PAÍS! VADIO, MAU CARÁTER, SAFADO, CORRUPTO E IMORAL!!!!

Anônimo disse...

Foi o Lula da Silva o responsável pela criatura nefasta da Dilma "Anta" Rousseff, a "presidenta" mais "incompetenta" que se teve notícia na história deste país. Votem nele cambada de otários, e esperem pra ver qual é a próxima armação desse pústula verminoso....

Anônimo disse...

O maior é o Aecio que acabo com estado de Minas seguindo do senhor privataria tucana fhc. Vai ler o livro, depois você vêm comentar aqui. Valeu. Parabéns ao Lula pelos seus 70 anos o melhor presidente que o Brasil já teve os números não mentem jamais.

Anônimo disse...

Tabem voto no Lula. Até agora não apareceu nome melhor que o dele. Parabéns presidente Lula pelos seus 70 anos.

Anônimo disse...

Números manipulados, economia arrasada, estado falido. Anônimo das 08:34, você existe mesmo ou é uma assombração??? Acho que o livro que você anda lendo deve ser a cartilha do PT.Procure algo que lhe acrescente algum conhecimento meu caro. O pior ignorante é aquele que lê, mas não entende nada do está escrito. Espero que não seja o seu caso........

Anônimo disse...

Rapaz tu é burro. Sem comentários pra ti. Você deve ser ms um manipulado pela midia global.

Anônimo disse...

Tu acredita tudo que passa na globo.

Anônimo disse...

Seu analfabeto político.

Anônimo disse...

Você deve bem votar no Jatene e na Eliene. Coxinha

Anônimo disse...

O Anônimo das 08:34 falou tudo. O que falta hoje a população é mais leitura. Porque hoje as mídias tecnológica faz muita manipulação com mentiras. Parabéns Lula pelo seu 70 anos.

Anônimo disse...

quando os eleitores são perguntados em quem votariam "com certeza": 23% escolheram Lula (era 33% em maio de 2014), ante 15% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Marina Silva (Rede). Do jeito que to vendo vai dar Lula novamente em 2018.

Anônimo disse...

EU NÃO VOTO EM BANDIDO!!!! LULA É CORRUPTO E LADRÃO. ELE E A FAMÍLIA ESTÃO BILIONÁRIOS, ENQUANTO O POVO PASSA POR DIFICULDADES. NÃO TEM EMPREGO, SAÚDE, EDUCAÇÃO E O MÍNIMO DE DIGNIDADE..... FORA LULA!!! FORA PT!!!!

Anônimo disse...

Você, comedor de mortadela vencida deveria ser menos ignorante e mal educado. Pra você que já demonstrou ser um energúmeno, peça para alguém traduzir o texto do jurista Hélio Bicudo, fundador do PT, sobre o mau caráter do seu venerado ídolo, que é o formador da quadrilha que mais roubou o Brasil em toda a sua história.

Anônimo disse...

O Lula atualmente é o "maior candidato" para ocupar as instalações da PAPUDA. Está tão otimista que já pediu dois habeas corpus, que felizmente não foram acatados pelo Supremo Tribunal Federal....

Anônimo disse...

O BRASIL PRECISA DE UM PRESIDENTE MORALIZADOR E HONESTO. MEU VOTO EM 2018 É DO BOLSONARO!!!! VAI POR TODOS ESSES CANALHAS CORRUPTOS NA CADEIA!!!

Anônimo disse...

NÃO À CLEPTOCRACIA...NÃO ACEITAMOS ESTE GOVERNO MALDITO, AMALDIÇOADO! FORA LULA SAFADO CORRUPTO E LADRÃO.

Anônimo disse...

MAIS OU TÃO GRAVE QUANTO A CORRUPÇÃO É A DOUTRINAÇÃO IMPOSTA PELO PT JUNTO A NOSSA SOCIEDADE. DEVE SER O CASO DESSES MILITONTOS PTINHAS QUE ESTÃO DEFENDENDO ESSE CORRUPTO CANALHA. DEVEM TER FEITO LAVAGEM CEREBRAL NA CABEÇA DESSE ALIENADOS.... OU SERÁ QUE ESTÃO ESPERANDO PELO SANDUBA DE MORTADELA...

Anônimo disse...

O engraçado quem diz que não vota em bandido. Vai votar em branco ou nulo, porque nessa pesquisa não tem nenhum santo. na verdade na politica não tem nenhum, uns políticos são mais outros menos, mas todos são corruptos. Na verdade só há corrupção porque tem corruptores, que na maioria são nós mesmos, porque tem gente que acha que aceitar um presentinho em época de campanha não é ser corrupto, acha que é esperteza. A corrupção está no sangue do ser humano, mas em nós brasileiros essa questão é mais acentuada. Duvido quem vote num candidato que não tenha nem onde cair morto, ou que faça uma campanha pé no chão, porque será que os candidatos que gastam menos, são os que tem menos votos em qualquer eleição seja municipal, estadual ou federal. O Lula só ganhou as eleições quando começou a competir de igual pra igual em questão financeira com os partidos de direita. Por isso fez de tudo para sempre ter dinheiro pra suas campanhas, porque sabe que o povo não gosta de candidato pobre, porque o Lula tem a imagem ligada a pobreza, mas tinha uma equipe muito cara de marketing para aparentar essa pobreza.

Unknown disse...

Para embasar mais o debate sobre esse post, peço aos queridos leitores que acessem esses posts abaixo. Mas antes, podem responder uma pergunta: como Lula e família ficaram ricos sem trabalhar?:

http://www.nortonsussuarana.com.br/2015/10/fundador-do-pt-pede-saida-de-dilma-e.html

http://www.nortonsussuarana.com.br/2012/12/vale-pena-ler-e-assistir-lula-por-helio.html

Anônimo disse...

Não. Ele estão esperando a caxinha estragada do psdb . Kkkkkkk

Anônimo disse...

Mandou bem Norton. Como explicar esse enriquecimento em tão pouco tempo??? Só pode ser por ilicitudes... O Lula achava que estava acima das leis. Agora está desesperado com as revelações feitas no âmbito da operação Lava Jato que certamente o levará ao banco dos réus, junto com os seus estimados rebentos.

Anônimo disse...

Na verdade tem que ser investigado como político que começame a vida pública com a mão na frente e a outra atrás ficam ricos rapidamente. No Pará um dos principais e dono de grande rede de comunicação no Estado. E já por último está envolvido na lava jato. Então se for investigar direitindo vai faltar cadeia no país.

Anônimo disse...

Acredito que quando as campanhas contra a corrupção for realmente contra a corrupção, nosso país vai voltar a crescer. Enquanto ficarmos nesta briga querendo saber quem é mais corrupto não chegaremos a lugar nenhum. Devíamos começar primeiro pela nossa cidade e começar a participar dos problemas do município. Vamos buscar informações sobre as obras que estão paralisadas no município e pra onde foi o dinheiro alocado para estas obras. A partir daí poderemos começar a discutir assunto em outras esferas. Até porque já foram realizadas várias manifestações sobre a corrupção no Brasil, mas, nunca vi nenhuma em Itaituba, então mostra que a população do nosso município não se preocupa muito com isso.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. A população de Itaituba é de uma apatia extrema com relação às manifestações públicas. Acredito que isto seja proveniente das perseguições políticas praticadas sistematicamente por seus antigos e atuais governantes. Aqui tudo é no cabresto, e isso deixa nosso povo temeroso com as as represálias.

Anônimo disse...

Norton, depois de sua moderação, parece que os comedores de mortadela vencida se escafederam.

Anônimo disse...

Voto no Lula. Ele foi o melhor presidente do nosso Brasil.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKK O carinha é encardido mesmo. Vá estudar e deixe de parvoice!!

Anônimo disse...

QUEM DEFENDE ESSE MELIANTE TAMBÉM É BANDIDO!!!!

Anônimo disse...

Eu voto Valmir pra prefeito, pro Hélder pra governador e pro Lula pra presidente.

Anônimo disse...

Até a eleição vão estar todos impedidos, pois estão enrolados com a justiça federal.....

Anônimo disse...

Eu também voto nesses candidatos. Só anti psdb.

Anônimo disse...

analisando todos estes comentários, cheguei a conclusão de que. TEM OS INTELIGENTES QUE SÃO NA VERDADE FORMADORES DE OPINIÃO....., TEM OS LULISTAS QUE SÃO OS VERDADEIROS FORMADORES DE "QUADRILHAS".....,E TEM QUE TER TAMBÉM OS CABEÇAS DE "PINICO" COMO O ANÔNIMO DAS 08:34 DO DIA 27/10/2015 QUE É QUEM BATE PALMAS PARA ESSE BANDIDO QUE DEVIA SER CHAMADO DE "MULA" SEM CABEÇA E ESSA FACÇÃO CRIMINOSA QUE É O PT..!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Coitado..... Vai perder o voto.

Anônimo disse...

Cara, vá se catar com seus candidatos e não enche mais o saco da gente. Quantos comentários idiotas você ainda vai fazer? Não sabe nem escrever.....

Anônimo disse...

Mandou bem anônimo das 16:22. Cabeça de pinico (sem tampa) é a melhor definição pra esse idiota.

Anônimo disse...

E você sabe escrever. Seu burro

Anônimo disse...

Até pra criticar você é incongruente. Sabe o que isso significa? Se não souber vai aprender no "pai dos burros". Ignorante alienado e petista.