25 de setembro de 2015

ELEIÇÕES - DILMA VETA DOAÇÕES DE EMPRESAS!

0
Dilma deixa assinado veto a financiamento privado de campanhas eleitorais

VERA ROSA - O ESTADO DE S. PAULO

25 Setembro 2015 | 09h 44
Decisão se baseou em julgamento do STF que considerou financiamento privado inconstitucional; decreto deve ser publicado até a próxima quarta-feira


BRASÍLIA - Antes de embarcar para os Estados Unidos nessa quinta-feira, 24, a presidente Dilma Rousseff deixou assinado o decreto presidencial que veta o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. O veto deve ser publicado até a próxima quarta,30, quando se encerra o prazo para a publicação da reforma política aprovada pelo Congresso Nacional no começo deste mês.

RELACIONADAS
Toffoli sugere 'regra de transição' após fim de doações de empresas nas eleições
MINUTO ESTADÃO. Como ficam as campanhas eleitorais e os partidos sem as doações de empresas?
Supremo proíbe doação eleitoral de empresas

Dilma chegou nesta sexta-feira em Nova York, onde participa da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.



A presidente da República, Dilma Rousseff

A justificativa para o veto é a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no último dia 17, julgou inconstitucional o financiamento de empresas a partidos e campanhas eleitorais. O julgamento do Tribunal foi finalizado com oito votos a três e aconteceu pouco dias depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado texto que permitia as doações de empresas até o limite de R$ 20 milhões.

Dilma já havia sinalizado em jantar com integrantes do PC do B nesta semana que vetaria o trecho, conforme revelou o Estadona edição desta sexta-feira, 25. No encontro, ela relatou conversa com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em que disse, segundo os presentes, que “nem eu nem ele podemos fazer um enfrentamento com o Judiciário”.

"Regra de transição".

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli,quer que a corte adote uma "regra de transição" para a decisão do STF. O ministro disse nessa quinta, 24, que tem sido questionado por políticos a respeito de quando a regra passa a valer e afirmou não ter "clareza" do que foi decidido pelo Supremo na questão. Toffoli afirmou que presidentes de partidos políticos têm mostrado dúvidas sobre a validade da decisão. "Estão nos consultando sobre o que fazer. Eu não tenho ainda clareza. Talvez precisássemos editar algum ato de transição", disse durante sessão do TSE. Ele chegou a sugerir uma regra de transição para que as doações fiquem proibidas a partir do próximo exercício financeiro do partido, ou seja, se mantenham válidas para doações realizadas no exercício de 2015.

Toffoli pretende conversar sobre o assunto com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e com o ministro Luiz Fux, relator da ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra as doações empresariais. Ele pediu ainda que os demais ministros do TSE pensem a respeito para que a Corte elabore uma resolução a respeito do tema.

Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: