21 de agosto de 2015

CASO CPI: APROVADO RELATÓRIO

12
CPI APROVA RELATÓRIO DE DENUNCIAS E PEDE CASSAÇÃO DA PREFEITA ELIENE NUNES POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Integrantes da CPI preparando terreno para aprovar relatório

Depois de vários desfechos, polemicas, clima de tensão entre os próprios membros da CPI, finalmente a tão esperada aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada para investigar irregularidades na gestão da prefeita Eliene Nunes chegou ao final num bom termo. 
O relatório que havia sido oficialmente entregue dia 10 deste mês ao presidente Isaac Dias, foi aprovado por três votos favoráveis e uma abstenção do vereador Dadinho Caminhoneiro , na manhã desta quinta feira dia 20. 
O presidente da CPI não tem direito a voto. A Comissão votou favorável ao relatório após o mesmo ser lido na integra com a presença de diversas pessoas no plenário.

O relator Luiz Fernando Sadeck leu item por item todos os detalhes das oitivas que foram feitas com secretários de governo, diretores, conselheiros e etc. Por entender que em face do que considera provas robustas que incriminam a prefeita Eliene Nunes, o relator em sua análise final, recomendou no relatório com calhamaços de anexos de fotos e notas fiscais, que o MPF, MPE, TCM e demais órgãos competentes cassem a prefeita por improbidade administrativa.
Após sua aprovação, o relator antes de repassá-lo ao presidente da CPI Isaac Dias, fez um desabafo e emocionado chorou ao comentar que foi muito difícil, e complexo a CPI avançar e chegar a uma conclusão sendo esse um fato inédito na História política de Itaituba. 

A prefeita teve amplo direito de defesa mas nunca se fez presente para depor na CPI. 
Peninha explicou que de fato a Câmara não tem poderes para cassar apenas pelos resultados do que foi apurado pela CPI, mas que assegura que o que está contido no relatório tem provas mais do que suficientes para comprovar que a gestão municipal cometeu improbidade administrativa com desvio de recursos, esquentamento de notas, superfaturamento e outras irregularidades encontradas no 
decorrer dos depoimentos
.

Plenário com poucas pessoas, mas a imprensa esteve presente.

Lido todo o Relatório, o mesmo foi à votação

Além de punição para a prefeita e os demais envolvidos nas denuncias , a CPI também pediu punição aos componentes do Conselho do Fundeb e da merenda escolar por entender que todas as irregularidades encontradas em relação ao Fundeb contou com a conivência dos mesmos haja vista que direta ou indiretamente todos terem vinculo com a administração. O que a CPI também achou estranho é que os Conselhos não detectaram erros grotescos, primários na prestação de contas da prefeitura e que foram detectados facilmente pela CPI no que concerne a compra de merenda escolar, aluguel de veículos.

Presidente da CPI cumpriu todos os trâmites legais para aprovação do Relatório

O presidente da CPI Isaac Dias, por sua vez disse que quando questionava, jamais tentou travar o andamento da CPI, mas apenas estava tendo cuidado para que tudo transcorresse com lisura e transparência, inclusive, elogiou o trabalho do relator que em sua opinião está bem embasado. Yamax Prado disse que o papel de investigar e recomendar a cassação já foram feito pelos membros da CPI, e que espera que a justiça e o TCM façam sua parte.

Os votos favoráveis foram de Yamax Prado, Nicodemos de Aguiar e Luiz Fernando Sadeck dos Santos. 

Entre as irregularidades o relatório denuncia a aquisição de 10 toneladas de bolos, veículos roubado, com documentos atrasados que prestam serviços a merenda escolar, preços exorbitantes na compra de feijão, arroz e outros produtos. Os membros da CPI tem convicção que se a justiça agir de acordo com o que está no relatório inevitavelmente a prefeita Eliene Nunes deverá perder seu cargo. 

Pela CPI em si, está não tem poderes para cassar a prefeita, mas se quisessem a exemplo de Novo Progresso que poderiam constituir uma Comissão processante e levar a plenário uma votação para cassar a prefeita de forma direta com o votos dos 15 integrantes do Poder legislativo.

Abstenção: vereador Dadinho.Nem contra nem a favor muito pelo contrário


Postado por Nazareno Santos
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

12 comentários:

Anônimo disse...

Se a prefeita não tem medo do povo que é quem lhe elegeu e que pode lhe eleger de novo, vai ter medo dos vereadores que estão na mão dela e só estão fazendo essa faixada pra limpar a barra deles, porque está sujo igual a prefeita de Itaituba, então sonhar que isso vai dá alguma coisa, é que nem acreditar na frase da prefeita de "Eu sei como fazer e vou fazer"

Anônimo disse...

vc disse tudo!!!!!!, eu prefiro acreditar em amor de rapariga duque em palavra de vereadores de ITAITUBA,

Anônimo disse...

Aceedito que isso foi um grande passo e que quem sabe aa coisas podem mudar. Mas nao se enganem pequenos eleitores. Toda essa movimenração de imvestigações, seja em nível nacional, estadual ou municipal, apenas faz parte do jogo oposição x situação. Um querendo entrar e o outro quendo ficar. Não tem muito a ver com o bem estar do povo.
Mas quem sabe um dia...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

No Brasil de forma geral sempre existiram esses dois grupos, os que roubam e os que querem roubar. E ainda tem gente que vai pra rua defender um lado ou outros, mas, sabendo que quem vai se da mal depois disso são eles mesmo.

ISAAC DIAS disse...

Norton, estou esperando sua retratação até agora é ainda não vi nenhuma manifestação sua no sentido corrigir as injustiças que praticantes contra Mim. Durante os 118 dias que durou os trabalhos de investigação da CPI, e até agora você só fez publicações por encomenda, e nenhuna que de fato demonstrasse interesse em informar a população com a imparcialidade que a verdade dos fatos requer, por exemplo, publique um comparativo do relatório entregue no dia 10 e do votado.
Você me disse uma vez que o seu trabalho e serio, imparcial, comprometido com a verdade, mas até agira não consegui me convencer de que nenhum dos seus critérios de compromisso estão sendo empregados nas suas publicações.
VOU CONTINUAR AGUARDANDO PARA VER SE ESTOU EQUIVOCADO OU SE VOCÊ É MESMO A NOTA DE R$200,00 QUE DIZEM QUE VOCÊ É.

Unknown disse...

Caro vereador Isaac, estou em Santarém e chego hoje ainda, se Deus quiser, em Itaituba e responderei todas as suas indagações!!

Anônimo disse...

Não Perca seu tempo Norton respondendo a esse cidadão.
Nem escrever sabe...
Só fala bobagens.

Anônimo disse...

Norton, não vai dar ouvidos a esse tal de Isaac dias, pois si ele viver um milhão de anos e passar todo o tempo de vida pedindo desculpas e perdão pras pessoas que ele já prejudicou com essa sua língua maldita e essa cabeça vazia e mente poluída ela ainda não consceguiría sequer aliviar a própria consciencia, si é que ele saiba ao menos o que é........

Anônimo disse...

Norton, não vai dar ouvidos a esse tal de Isaac dias, pois si ele viver um milhão de anos e passar todo o tempo de vida pedindo desculpas e perdão pras pessoas que ele já prejudicou com essa sua língua maldita e essa cabeça vazia e mente poluída ela ainda não consceguiría sequer aliviar a própria consciencia, si é que ele saiba ao menos o que é........

Anônimo disse...

Isaac acusou o capitão Pedro de facilitar a fuga de presos do presidio, acusou os deputados Hilton Aguiar e Nélio Aguiar de também estrem envolvidos, agora acusa o Norton fazer comentários como anônimo, acusar é com eles mesmo, mas assumir as responsabilidade dele como legislador e defender o povo isso ele não faz. Vá procurar o que fazer vereador e faça jus ao salario que recebe, mostre pelos menos nesse ultimo ano que lhe resta pra que foi eleito e pare desse mimimi, com esse mania de se achar vítima de perseguição de todos. Deve ser pelo motivo de sempre está perseguindo alguém e fica com esse síndrome de ser perseguido.

Unknown disse...

Caro vereador Isaac, vamos por parte quanto ao seu comentário acerca de injustiças cometidas por esse blog contra sua pessoa. Como sempre, vereador, o senhor faz acusações sem quaisquer indícios de provas, como a de que as minhas postagens são sob encomenda! Encomenda de quem? Seria do empresário Valmir Climaco pelo fato deu participar do grupo político dele? Do deputado Hilton Aguiar? Do deputado Eraldo Pimenta? Dos vereadores Peninha, Orismar, Iamax, João Paulo, Nicodemos?
Salienta-se que este blog é patrocinado por verbas privadas, ao contrário de diversos blogs sustentados com recursos públicos para preferir mentiras e calunias contra adversários políticos. Esses blogueiros sanguessugas do dinheiro público, são os ratos da imprensa itaitubense!
Se assim for, o senhor também está sob a encomenda da prefeita na presidência da CPI, pois faz parte do grupo político e pessoal da prefeita; e não é de interesse público informar que o presidente da CPI, Isaac Dias, estava em convescote na casa do Secretário de Administração em aniversário do neto da prefeita, sendo que tanto a prefeita quanto seu secretário eram alvos da CPI? Não é de interesse público divulgar que a esposa do presidente da CPI, efetiva do município, ocupa cargo de confiança por indicação da prefeita, dentro da SEMED, órgão investigado pela CPI?
Quanto à imparcialidade, ninguém a possui, nem o senhor vereador, posto que se fosse imparcial, não serias presidente da CPI por ser amigo pessoal da prefeita e ter sua esposa indicada para um cargo de confiança na SEMED. Tanto é prova dessa parcialidade que o senhor não usou dos meios legais para ouvir a prefeita em depoimento na CPI, contentando-se com uma resposta inútil e evasiva da Procuradoria para a ausência da alcaide municipal na CPI.
Quanto à aprovação desse Relatório da CPI, deve-se à coragem dos vereadores Peninha, Iamax, João Paulo e Orismar, porque o senhor tentou 'melar' essa CPI quando requereu prorrogação do prazo para investigar o governo anterior, o que é proibido por lei.
Agora, por que essa CPI não respeitou os termos do decreto-lei 201/67, no que tange o seu art. 5º? Portanto, para mim essa CPI ainda não acabou, pois conforme especialistas, a comissão violou o Decreto-lei 201/67.
Quanto a dizerem que eu sou uma nota de R$200,00, já passei do tempo de me preocupar com o que pensam de mim. Sei o que sou e quem sou!!
Finalizando, fico muito grato por te-lo como um ilustre leitor de meu blog, que é uma publicação pessoal e que, portanto, reflete um pouco do meu pensamento!