17 de agosto de 2015

BARREIRAS ABANDONADA!!

0
 
 O administrador do blog, os professores Felipe Melo e Ribamar foram muitíssimos bem recebidos  por várias lideranças da comunidade!!
A comunidade de Barreiras que fica a 70Km de Itaituba via terrestre quando a estrada é trafegável, o que não ocorre atualmente, e também tem acesso via fluvial, ficando à margem esquerda do rio Tapajós, encontra-se abandonada pelo Prefeitura de Itaituba e pelos vereadores, que lá comparecem somente em época de eleição.

O Posto de Saúde, em eterna reforma, como a 'falecida' Praça do Congresso, está esquecido, pois desde maio/2015 que as obras estão paralisadas e sem qualquer perspectiva de reinicio das obras. Enquanto a obra está paralisada, os moradores são atendidos em uma residência!



São materiais desperdiçados, poças como criatórios de diversos mosquitos vetores das mais variadas doenças. Tudo em contradição, pois um prédio que deveria servir como barreira e combate a essas doenças, é um local de criação de transmissores de doenças tropicais!


Barreiras está em crescimento e, apesar de possuir de 2.500 a 3 mil moradores, ainda não tem as facilidades da vida moderna, pois conta com no máximo duas residências com telefone fixo residencial; mas o telefone público não funciona há anos.
  

Barrerias também não possui nenhuma antena de telefone móvel; mas para não se dizer que Barreiras está totalmente isolada do mundo virtual, conta com três empresas de internet, que em muito ajuda a comunicação dos barreirenses com Itaituba e o mundo.

Relatam diversos moradores que Barreiras, apesar de sua importância política, não está recebendo o merecido respeito pelo atual governo, pois a comunidade está totalmente abandonada, a começar pela estrada que liga a comunidade à sede do município, o que prejudica mormente a escoação da produção agropecuária e o transporte das pessoas doentes.

A saúde, é outro problema que afeta os moradores de Barreiras, que são atendidos em uma casa que, às vezes, é posto de saúde, sendo que a ambulância transformou-se em um artigo de luxo, pois a estrada não oferece qualquer condição de tráfego; a coleta de lixo não é realizada diariamente, assim como a capina das ruas da comunidade, também está abandonadas. 







Apesar de recentemente reformada e ampliada, esse é estado da Escola Juvêncio Pereira. Portas arrebentadas, pinturas desbotadas, ventiladores sem instalações adequadas e com risco de cair sobre os alunos!


Quando da comemoração da Independência do Brasil, Barreiras era visitada por prefeitos e vereadores, mas que hoje somente visitam a comunidade em época de eleição!



Banheiros quebrados e como depósito dos instrumentos da banda marcial da escola!
Os antigos moradores sentem falta dos verdadeiros vereadores, como os saudosos Chico Soldado e Rui Barbosa (Sangue de Mamão), que realmente tinham imensa boa vontade com o povo de Barreiras. Sentem, também uma grande necessidade de que a escolha do representante da comunidade seja feita entre os comunitários, e não imposta como feito ultimamente. Mas que nada tem contra o atual representante, Washington Borges, que tem feito tudo o que pode pela sua comunidade, 
Poço 'amazonas' da Escola sem proteção!
Poço oferecendo risco à vida às crianças
Lixo em caneleta da escola



inclusive organizando festas beneficentes para arrecadar dinheiro para o conserto das máquinas, que se encontram há muito abandonadas na SEMINFRA. Diversas ruas são tomadas por mato e lixo, pois a coleta está há muito sem ser feita.

Mas a maior decepção, conforme as lideranças, é contra a prefeita, que em palanque falou que iria construir diversas pontes de concreto na estrada de Barreiras e um trapiche com corrimão, pois as lanchas não têm costume de parar em Barreiras porque não há local adequado para o embarque e desembarque de passageiros, principalmente quando o rio Tapajós encontra-se cheio!
Telefone fixo sem qualquer serventia

Piso da quadra desbotando!
A quadra tão recentemente inaugurada, com pompa e muita festa e a presença de diversas autoridades, encontra-se abandonada e sem o devido cuidado por parte do poder público. E de seus frequentadores, que nem sequer se dignam em desligar os refletores da quadra, que ficam ligados mesmo em horário com grande luminosidade natural!
Nessa imagem à esquerda está faltando o refrigerador da água dos bebedouros.

Mas Barreiras, apesar de todos esses problemas, tem um povo alegre e hospitaleiro, que aguarda ansiosamente visitas de representantes da Câmara Municipal e, principalmente, de alguém da PMI para solucionar alguns desses problemas, pois os moradores têm consciência de que não será da noite para o dia que esses problemas serão resolvidos, mas aguardam que alguém tenha essa iniciativa!
Professor Reginaldo, grande amigo e anfitrião, tendo recebido os visitantes com muita alegria e satisfação. Fica o agradecimento do blog ao professor e aos demais barreisenses que nos deram uma ótima acolhida!!
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: