20 de março de 2015

CASO CASTANHA - NEGADA LIBERDADE AOS PRINCIPAIS ACUSADOS!

2
Negada a liberdade de desmatadores da Amazônia


(Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)


Foi negado o pedido de liberdade de Ezequiel Antônio Castanha, Giovany Marcelino Pascoal e Edivaldo Dalla Riva, conhecido como “Paraguai”, réus em ações que apuram crimes como formação de quadrilha e grilagem de terras. Nesta sexta-feira (20) continuam a ser ouvidas em audiências as testemunhas de defesa de alguns dos réus.

O pedido foi negado pelo juiz federal Ilan Presser, que responde pela Vara Única da Justiça Federal em Itaituba, na região sudoeste paraense. Também foram negados os pedidos de transferência de Castanha para o município de Novo Progresso, no sudoeste paraense, e de manutenção de bicicleta ergométrica na cela do réu.

Castanha e Dalla Riva continuam detidos em Itaituba, enquanto Pascoal permanece foragido. As prisões, inclusive, foram determinadas pela Justiça Federal e cumpridas pela Polícia Federal durante a Operação Castanheira, em fevereiro passado.

“Não há qualquer documento - e tampouco prova - que ateste a saúde debilitada do requerente, que torne imperiosa a manutenção do equipamento na cela. Permitir a entrada de equipamentos dessa natureza, só se justificaria em casos excepcionais, mediante a comprovação médica”, escreveu na decisão o juiz federal.


DESMATAMENTO

De acordo com o MPF, o grupo invadia terras públicas, desmatava e incendiava a área para formação de pastos e depois vendia as terras como fazendas. As investigações também apontaram que a quadrilha chegou a invadir a área da Floresta Nacional do Jamanxim.

O prejuízo ambiental está avaliado em R$ 500 milhões. Os suspeitos devem responder por mais de 10 crimes, entre eles, invasão de terras públicas, lavagem de dinheiro, crime ambiental e falsificação de documentos.

MAIS BRONCA! NOVA DENÚNCIA COMPLICA AINDA MAIS A VIDA DE EZEQUIEL CASTANHA

Além de negar o pedido de liberdade para Ezequiel Antônio Castanha, Giovany Marcelino Pascoal e Edivaldo Dalla Riva, o juiz federal Ilan Presser, da Vara Única da Justiça Federal em Itaituba, na região sudoeste paraense, recebeu nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF), nesta sexta-feira (20).

Ezequiel Castanha


Segundo o MPF, Ezequiel Castanha e sua esposa, Vanderléia de Oliveira, são acusados por suposta prática do crime de contrabando de caixas de cigarro. 

O motivo foi a apreensão de 795 pacotes de cigarros de origem estrangeira, desprovidos de documentação fiscal, quando do cumprimento dos mandados judiciais de busca e apreensão no âmbito da Operação Castanheira.

QUADRILHA

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ibama apontaram Castanha e Pascoal como os comandantes de uma quadrilha que teria desmatado 15.000 hectares de florestas na região sudoeste paraense ao longo dos últimos 10 anos.

O trio foi preso durante a Operação Castanheira, deflagrada em fevereiro passado.


(DOL com informações do MPF)
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

2 comentários:

Anônimo disse...

Culpa da eliene

Unknown disse...

Deve ser, mesmo, pois ela é 'onipresente', onisciente', só não presta para administrar nossa cidade!!