15 de janeiro de 2015

MPF RECOMENDA PRESSA NO TOMBAMENTO DE FORDLÂNDIA!

0
(Foto: Cristino Martins/Ag.Pará)


O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que dê máxima atenção ao processo de tombamento da vila de Fordlândia, localizada no município de Aveiro, no sudoeste paraense.






Segundo o MPF, o local possui importância história e arquitetônica nacional, devido à curiosidade de sua origem. Criada por Henry Ford nos anos 30, a vila foi criada como um centro de produção de borracha para o mercado americano, e chegou a ter fábricas, restaurantes, praças e cinemas, todos no molde da arquitetura dos Estados Unidos.

O processo de tombamento tramita no Iphan desde 2012. Enquanto não é concluído, os bens da vila são mantidos sob a responsabilidade da prefeitura de Aveiro. Entretanto, o MPF afirma que continuam sendo registrados casos de depredação dos prédios de Fordlândia.



Caso o Iphan não consiga dar prioridade ao caso, a recomendação pede que o instituto indique “medidas concretas direcionadas à prefeitura de Aveiro para que se possa diminuir as perdas ocorridas na área a ser tombada, sob pena de se enquadrar o prefeito em conduta tipificada como ato de improbidade”

Nota do Blog: Há muito tempo o MPF já deveria ter solicitado essas medidas concretas para aplicação à prefeitura de Aveiro para preservação desse tão importante conjunto arquitetônico. Também, a Prefeitura de Aveiro já deveria ter adotado, há bastante tempo, independente do MPF, medidas para preservação desses prédios hitóricos, pois caso contrário, ficará somente na lembrança e nas letras. Mas há uma errata nessa reportagem do DOL, pois a foto é da cidade de Belterra, outra criação de Henry Ford!

(DOL com informações do MPF)
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: